MENU

Trabalhadores se preparam para participar das pré-conferências municipais de saúde

As pré-conferências "Livres” e “Distritais de Sáude” da cidade do Natal ocorrem de 3 a 12 de abril, como etapas preparatórias da 9ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado: 31 Março, 2023 - 10h27 | Última modificação: 31 Março, 2023 - 12h56

Escrito por: Concita Alves

notice
Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Na perspectiva de dialogar com a população e discutir ações para facilitar o acesso dos trabalhadores à saúde, tem início a partir dessa segunda-feira (3) de abril, as pré conferências municipais de saúde.

As conferências municipais de saúde, ocorrem a cada quatro anos conforme previsto na Lei nº 8.142/90, e são espaços públicos de debate, dialogo, gestão e formulação de políticas públicas do Sistema Único da Saúde(SUS), bem como de avaliação na perspectiva de cooperação institucional entre o poder público e a sociedade, garantindo a participação e o controle social na elaboração e gestão de políticas públicas. e que acontece a cada quatro anos.

Esses momentos são muito importante para conhecer as necessidades da população da cidade, entender onde está, como funciona o Sistema Único de Saúde e dos direitos da população, além de definir como deve ser aplicado o orçamento do SUS, pontua Ana Maria, Presidenta do Conselho Municipal de Saúde/Natal e Coordenadora da 9ª Conferência Municipal de Saúde(RN).

As pré-conferências tem formato paritário, sendo 50% usuários, 25% trabalhadores da saúde e 25% gestores/prestadores, onde são escolhidos os delegados por distritos para participarem da Conferência estadual da saúde. Diante da dimensão da cidade de Natal, o Conselho Municipal de Saúde junto a Equipe Técnica de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, vem organizando as “Pré-Conferências Livres” e “Distritais de Sáude” como etapas preparatórias da 9ª Conferência Municipal de Saúde do Natal.

 As pré-conferências municipais foram definidas e acontecem entre o dia 3 e 12 de abril, das 8 as 17h. Confira:

A 9ª Conferencia municipal de saúde, vai ser realizada entre os dias 25 e 27 de abril, de 2023, e será dividida em eixos: Eixo 1 – O Brasil que Temos e o Brasil que queremos/ Eixo 2: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas/ Eixo 3: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Eixo 4: Amanhã será outro dia, para todos, todas e todes.

Em 2023, também está prevista a 17ª Conferência Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e o momento é de debates nos estados, frente a necessidade de priorizar a destinação de recursos para combater a desigualdade, eliminar iniquidades de gênero, raça/etnia e classe social que afetam, direta e negativamente, a saúde destes grupos e assim, promover proteção em saúde para a população do país.

A defesa do SUS gratuito e universal, de um serviço de qualidade em saúde que atenda às demandas da população é um dos princípios da CUT. Atualmente os Conselhos de Saúde, conta com comissões em diferentes áreas como alimentação e nutrição, apoio e acompanhamento aos conselhos municipais de saúde, comunicação e informação, controle social, saúde das mulheres, saúde mental, saúde dos trabalhadores, recursos humanos, visita aos hospitais, além de acompanhamento à Covid-19, mapeando a pandemia e apoiando os municípios.