SINTE-RN comemora 30 anos de luta pela educação nesta segunda

Na manhã desta segunda (2), foi comemorado os 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (SINTE-RN) com um café da manhã e presença de convidados especiais e importantes para a história.

Publicado: 02 Setembro, 2019 - 12h36

Escrito por: Redação CUT/RN

Elisa Elsie

Na manhã desta segunda (2), foi comemorado os 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (SINTE-RN) com um café da manhã e presença de convidados especiais e importantes para a história do sindicato, como a professora e atual governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) que iniciou sua militância política no processo de fundação da entidade.  Além dela, o Secretário Fernando Mineiro e a deputada estadual Isolda Dantas (PT) também estiverem presentes.

A História do SINTE-RN começa quando, a partir da transformação da Confederação dos Professores do Brasil (CPB) em Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), cujo processo foi orientar a nível nacional que a categoria se unifique em sindicatos. Nesse sentido, as entidades e federações ligadas à educação pública do RN, no dia 2 de Setembro de 1989 oficializa a fundação do Sindicato Dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação do RN (SINTE-RN).

Nos seus 30 anos de história, o SINTE-RN tornou-se um grande protagonista nas lutas em defesa da educação, conseguindo conquistas histórias como o estatuto do magistério, as eleições diretas para diretores das escolas e os planos de carreira, além das diversas mobilizações em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. Eliane Bandeira, presidente da CUT-RN e diretora do SINTE- RN saudou a história e parabenizou o sindicato ‘’ A Central Única dos Trabalhadores parabeniza os trinta anos do SINTE, sindicato de muita história. Que venham as novas gerações e mais trinta anos de lutas e conquistas para o maior sindicato do Rio Grande do Norte e toda a categoria da educação ‘’ afirmou.

Vida Longa ao Sinte-RN!