MENU

Sindtextil-RN impede Nortex de obrigar cumprimento de jornada no feriado

Empresa queria obrigar seus trabalhadores e trabalhadoras a cumprir jornada no feriado de 1º de Maio, contrariando a convenção coletiva

Publicado: 08 Maio, 2023 - 16h05 | Última modificação: 08 Maio, 2023 - 16h41

Escrito por: Concita Alves | Editado por: Rosely Rocha

Foto: Sérgio Damasceno
notice

No Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, 1º de maio, data celebrada pelas conquistas de direitos, o Sindicato dos Trabalhadores em Fiação e Tecelagem (Sindtextil-RN), conseguiu impedir que funcionários da empresa Nortex Indústria Textiles S/A, sediada em Natal (RN), fossem obrigados a trabalhar no feriado, contrariando a Convenção Coletiva da Categoria (CLT2022 /2023).

Ao tomar conhecimento de que a empresa havia decidido que os trabalhadores seriam obrigados a cumprir a jornada no feriado o Sindtextil-RN marcou uma assembleia da categoria, pois pela legislação o trabalho em feriados deve ser realizado com prévia consulta e aprovação da maioria dos trabalhadores, inclusive com comunicação ao sindicato, com antecedência de cinco dias, o que não ocorreu.

Em protesto pela decisão da empresa, o Sindtextil com apoio de outros sindicatos cutistas organizou um ato no dia 1º de Maio, em frente à sede da empresa, com início às cinco da manhã. Dois gerentes da Nortex se apresentaram na tentativa de colocar os funcionários para trabalhar. Porém, sem nenhuma garantia ou acordo firmado em diálogo com o sindicato, a tentativa da empresa de obrigação da jornada foi frustrada

No momento em que o ato pacífico era realizado o Batalhão de Choque da polícia apareceu, acionado pela empresa, o que para o sindicato foi uma tentativa de repressão. Segundo o advogado do sindicato, Roberto Amorim, “ações judiciais estão em elaboração e, em breve serão protocoladas”.

“Parar o funcionamento da empresa no dia do trabalho, foi muito positivo para categoria que entendeu que fazendo a denúncia, a ação e atitude do sindicato são imediatas. Daí conseguimos realizar uma assembleia, que foi interrompida pela chegada da polícia. Essa semana, o sindicato já retornou à empresa para dialogar com os funcionários, e fomos recebidos em festa pela categoria”, conta José Nogueira Filho, presidente do Sindtextil-RN.

O 1º de maio garante folga aos trabalhadores, embora algumas categorias estejam autorizadas a funcionar normalmente, o que não é o caso da categoria dos Têxtis. A reportagem da CUT-RN entrou em contato com o representante do RH da empresa Nortex Têxtil, Harley Pinheiro, e foi informada que a empresa não costuma dar informações sobre questões que envolvem ações e trabalhadores.