MENU

SINDSUPER/RN cobra cumprimento de leis trabalhistas nos supermercados

Publicado: 23 Agosto, 2019 - 11h15 | Última modificação: 23 Agosto, 2019 - 12h16

Escrito por: Redação CUT/RN e Assessoria

José Aldenir
notice

O Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras dos supermercados do Rio Grande do Norte se inseriu na ação civil e pública que visa cobrar das empresas de atacados e varejo o cumprimento das leis trabalhistas. O SINDSUPER/RN recentemente ganhou a ação do direito a folga nos domingos de acordo com a lei do ''Domingo Dominical da Mulher '' onde as trabalhadoras que trabalham no domingo possam folgar na outra semana.

O Assaí Atacadista da Zona Norte vinha tratando as folgas de dois dias de trabalho nos domingos para um dia de folga, o que, por lei, é ilegal, após a ação judicial, onde o sindicato foi inserido, os trabalhadores e trabalhadoras da Assaí voltaram a ter os direitos na forma que a lei propõe. Além do pagamento das ações indenizatórias.

Segundo Marcos Santana, conhecido com Marquinhos, presidente do SindSuper/RN, a única rede de supermercados, hipermercados e atacado que vem descomprindo o acordo do ''Domingo Dominical '' é o Nordestão, uma das maiores empresas do Rio Grande do Norte no ramo. '' Em todas as unidades do Nordestão, a lei do domingo dominical da mulher não vem sendo cumprinda. Tivemos uma vitória recente, onde o Assaí atacadista começou a cumprir as normas, agora, estamos nesse processo judicial com o Nordestão para as trabalhadoras terem seu direito ''