Escrito por: Bruna Torres

Sindguardas convoca audiência para falar de segurança pública com parlamentares

Audiência pública aconteceu na Câmara Municipal com tema "Segurança em Foco: guardas municipais e a população"

Bruna Torres
Parlamentares e instituições discutem segurança pública em audiência convocada pelo Sindguardas

O Sindicato de Guardas Municipais do Estado do RN (Sindguardas) convocou uma audiência pública, na manhã desta sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Natal. A proposta principal foi discutir segurança pública e, claro, e a necessidade de construir um plano de carreira para a categoria, com parlamentares.  

A audîencia pública contou com a presenta ilustre do secretário Ricardo Balestreri, atual secretário de cidadania do Pará e ex-secretário nacional de segurança pública e especialista em direitos humanos. Ricardo tem extensa carreira dedicada à política de prevenção da violência e valorização dos profissionais.  

Além dele, a mesa foi composta por instituições e representantes do governo do Estado, como a Sheila Freitas (secretária de segurança pública do município) e presidida pelo vereador Paulinho Freire (PSDB).  

Na ocasião, o presidente do sindicato Sousa Júnior reafirmou o compromisso que tem assumido, enquanto sindicalista, de fechar alianças para construir o projeto de sede de guardas de Natal, na tentativa de melhorar a segurança pública da cidade. Além do compromisso e da luta que tem travado frente a Prefeitura para garantir a construção do plano de carreira da guarda. 

Durante as falas no pleito, representantes da categoria lembraram que as atividades que os guardas garantem são inúmeras, mesmo com baixo efetivo. Por isso, falam da importância em reconhecer e valorizar a guarda municipal que há tanto tempo vem defendendo a cidade do Natal. Só em 2018, os guardas atenderam quase 300 ocorrências convocadas pelo Centro Integrado de Operaçõs em Segurança Pública (CIOSP). 

O presidente ainda lembrou dos três compromissos firmados com o atual prefeito Álvaro Dias (MDB), dos quais dois já foram cumpridos. Mas ainda esperam a promessa da construção do plano de carreira.  

Já Ricardo Balestreri falou da necessidade em incluir a guarda municipal no mesmo plano com a mesma atenção que é dado às polícias e aos bombeiros, no que diz respeito às bolsas, os cursos de formação, os cursos em parceria com as universidades e aos programas de pós-graduação. O secretário chegou a criticar a ausência do estado em políticas de segurança pública.