Escrito por: Concita Alves

Secretaria de Saúde do RN registra mais um caso suspeito de varíola do macaco

O paciente de 34 anos mora em Natal e tem histórico de viagem recente à Europa, com passagem por Inglaterra, Portugal e Espanha

Foto: SESAPRN

O Rio Grande do Norte registrou nessa segunda-feira (4), mais uma notificação de paciente com suspeita para a varíola do macaco , segundo a Secretaria Estadual de Saúde - Sesap. O caso suspeito foi notificado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde e está sendo acompanhado pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige).

O paciente de 34 anos mora em Natal e tem histórico de viagem recente à Europa, com passagem por Inglaterra, Portugal e Espanha. Ainda segundo a Sesap, a pessoa foi atendida no Hospital Giselda Trigueiro - e está em isolamento domiciliar, com quadro de saúde estável.

O Ministério da Saúde informou neste domingo (3) que, até o momento, 76 casos de varíola dos macacos (monkeypox) foram confirmados em todo o país. Desse total, foram registrados um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.

O primeiro caso de varíola dos macacos confirmado no estado começou a ser investigado em 23 de junho, sendo confirmado na última sexta-feira (1). A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

A rede de saúde estadual conta com um fluxo de atendimento, nos hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró, para tratamento de eventuais casos.