• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Secretaria de Mulheres promove encontro "A Vida Das Mulheres em Tempos de Pandemia"

Encontro reuniu secretária de mulheres nacional, Juneia Batista; Presidenta da CONFETAM e da CONTRAM/ISP, Vilani Oliveira e companheiras dos sindicatos cutistas do RN.

Publicado: 26 Setembro, 2020 - 11h49 | Última modificação: 26 Setembro, 2020 - 12h52

Escrito por: Bruna Torres

Reprodução
notice
Secretaria de Mulheres promove encontro

A Secretaria de Mulheres da CUT RN reuniu hoje referências estaduais e nacionais para diálogos sobre a vida das mulheres durante a pandemia do novo Coronavírus, que teve pico de contaminação nos meses de março, abril e maio. O encontro aconteceu através da plataforma Meet, às 9h, mediado pela responsável da pasta, Gildenia Freitas. 

A acolhida do espaço ficou por conta da cantora Dani Negro, com um repertório agradável e composto por mulheres. Seguido disso, a primeira mesa contou com a presença de Rosane Silva (assessoria da CUT Nacional); Rosana Souza (CUT Nacional) e Rejane Medeiros (Marcha Mundial de Mulheres) para tratar sobre violência contra às mulheres em meio isolamento social, uma vez que os números de violência doméstica aumentaram, no Brasil e em especial no RN. O que deveria ser uma contradição já que as mulheres estão em casa, no entanto, os números só reforçam que os agressores estão em casa.

A segunda mesa seguiu com abordando mercado de trabalho e mulheres, outro tema importante em meio ao desemprego exarcebado. Nessa, as convidadas foram Junéia Batista (Secretária Nacional de Mulheres da CUT) e Vilani Oliveira (Presidenta da CONFETAM e da CONTRAM/ISP). O desemprego aumentou em 27,6% em quatro meses de pandemia, de acordo com o IGBE. Nas regiões Norte e Nordeste, a situação é pior porque o reflexo da crise é ainda mais forte. Com altas de 14,3% e 10,3%, respectivamente.