Escrito por: Concita Alves

RN - Trabalhadores e movimentos sociais apostam em carnaval com bandeiras de lutas

De quinta (16) até a próxima sexta-feira (24), a folia reina após dois anos sem carnaval. Há duas semanas blocos realizam prévias carnavalescas na capital

Foto: Divulgação

O carnaval já começou em várias cidades do Brasil, após dois anos sem festa, sem frevo e sem folia . Em Natal, a abertura oficial, aconteceu na quinta-feira(16), com diversas opções na programação:bandas de frevo, blocos e shows nacionais nos polos culturais da cidade.

No estado as prévias carnavalescas acontecem há mais de duas semanas, com ensaios de blocos, escolas de samba e orquestras de frevos que se preparam para a maratona oficial. Os Movimentos sociais e grupos culturais também se organizaram para botar o bloco na rua, e esse ano os trabalhadores terão opções de lazer durante a folia.

Dia 17/ Sexta Feira - Cortejo dos Grupos de Percussão

- Folia de Rua, grupo de percussão popular e resistência urbana, tem a sua frente o maestro Jorge Negão, aposta nos ritmos de nossa cultura e traz para as ruas a irreverência das brincadeiras e do ritmo “Zambêlo”. Saída do cortejo nessa sexta(17), as 17h, Largo Rui Pereira,  Centro da Cidade.

“Carnaval é um momento de festa para muitos foliões, momento em que muitas categorias de trabalhadores estão de plantão para garantir a festa, mas também é um espaço de intervenção política com irreverência e arte para pauta de nossas bandeiras de luta, mantendo assim a fagulha acesa durante a brincadeira”, pontuou Irailson Nunes, Secretário de Administração e Finanças da CUT-RN, que recebeu a turma do Boneco do Lula e TV DHNet.

Dia 20 / Segunda-feira - Piseiro do Lula, nas Rocas

A segunda-feira de Carnaval é o dia do Piseiro do Lula, nas Rocas. O arrastão sai pelo bairro das Rocas com os movimentos populares, sociais, sindicais, políticos, culturais, Comitês Populares de Luta, pessoas do samba e personalidades do bairro numa grande festa pela Democracia. 

Na oportunidade, o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular estará fazendo a entrega do XXVIII Prêmio Estadual de Direitos Humanos Emmanuel Bezerra dos Santos 2022, as figuras dos integrante do Piseiro de Montanhas, Aldemir Lemos e Miguel Bonequeiro.

Além do boneco de gigante de Lula, o bloco terá a presença de um segundo boneco, o de Luiz Ignácio Maranhão Filho, que está sendo finalizado pelo artista de Currais Novos, por Assis Costa, discípulo do mestre João Antônio, construtor do primeiro e mais famoso boneco.

Na segunda feira 20, o comércio é fechado no estado, dia dos comérciários. Os chamados serviços essenciais, como atendimento em hospitais, linhas de ônibus e transportes coletivos, funcionam normalmente nos dias de carnaval. 

Serviços: Bloco do Piseiro (Roberto Monte: 84 999778702)