MENU

RN: Representantes da Agricultura Familiar entregam pauta ao governo do estado

Manter a parceria e ampliação dos programas e assistência técnica, acesso a mercados e comercialização dos produtos da agricultura familiar

Publicado: 13 Junho, 2023 - 10h38 | Última modificação: 13 Junho, 2023 - 10h51

Escrito por: Concita Alves

FOTO: Alex Pontes
notice

Para apresentar uma pauta de reivindicações da agricultura familiar ao Governo do RN, na última quarta-feira (07), dirigentes sindicais, representantes de associações, lideranças políticas do estado, representações da CONTRAF e FETRAF - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte realizaram reunião, visando a continuidade das ações e ampliação da prática de uma agricultura sustentável.

Na oportunidade da entrega do documento Josana Lima - Coordenadora Geral da FETRAF/RN e CONTRAF-Brasil, ressaltou a importância do fortalecimento e do diálogo contínuo entre o estado e os trabalhadores(as) rurais a fim de atender às demandas que contribuem para levar uma alimentação saudável à mesa de todos os brasileiros.

“É de fundamental importância o governo ouvir as demandas dos homens e mulheres do campo que trabalham para levar uma alimentação saudável à mesa de todos os Brasileiros e Brasileiras“, afirmou Josana Lima ao falar da expectativa de que o setor continue impulsionando o crescimento econômico e social do Rio Grande do Norte.

Em sua fala a Governadora Fátima Bezerra, relembrou a parceria, a luta histórica da FETRAF/RN e a implementação de ações que se tornaram referencia nacional, como a inclusão da produção sustentável.

 "Nosso governo se orgulha de todas as ações implementadas ao longo da nossa gestão e que se tornaram referência regional e nacional. Ações significativas que representam a inclusão da produção sustentável, acesso a mercados, governança fundiária, segurança hídrica e a inovação. Seguiremos de braços dadas com os agricultores e agricultoras familiares", destacou a chefe do executivo estadual.

A governadora assegurou ainda a continuidade e ampliação dos programas de apoio ao setor, como o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (Pecafes), que destina no mínimo 30% das aquisições do Estado ao setor, e o Programa Algodão Agroecológico Potiguar. A assistência técnica, o acesso a novos mercados e a comercialização também foram destacados como prioridades.

Além dessas ações, o Governo do RN mantém incentivos para a permanência das famílias no campo por meio do programa “Gente do Campo”. Atualmente, 100 jovens e adultos estão matriculados em cursos de graduação em Agroecologia, enquanto outros 50 alunos frequentam cursos de pós-graduação em desenvolvimento rural.

PAUTA DA AGRICULTURA FAMILIAR 

A Pauta de reivindicações da Agricultura Familiar é composta por diversos pontos que visam o fortalecimento da Agricultura Familiar no estado como: recursos hídricos, Assistência Técnica, Habitação rural, Atenção a Mulher e Juventude Rural, formação, Infraestrutura e Desenvolvimento , acesso a terra e reorganização fundiária , entre outros temas.

 

FONTES: FETRAF/ GOVERNO DO ESTADO/ALEX PONTES