MENU

RN: Professores da rede municipal do Natal realizam Ato contra descaso da Prefeitura

Sem reajuste do piso salarial desde 2020, professores realizam assembleia, seguida de caminhada e protesto em frente a Prefeitura, nesta quarta (17), na capital potiguar

Publicado: 17 Maio, 2023 - 08h51 | Última modificação: 17 Maio, 2023 - 09h58

Escrito por: Concita Alves

Foto: Concita Alves
notice

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) realiza na tarde desta quarta-feira (17), às 14h, assembleia da Rede Municipal de Educação, seguida de caminhada até à Prefeitura, onde acontece o protesto.

Sem reajustes no Piso Salarial do Magistério desde o ano de 202O, os trabalhadores da rede municipal de educação vêm enfrentando ataques, estagnação das pautas encaminhadas pelo sindicato ao executivo municipal e sendo tratados como inimigos pelo prefeito Álvaro Dias (Repulblicanos).

Para fortalecer a campanha salarial da rede municipal do Natal, o sindicato lançou uma peça publicitária nas tvs abertas, onde aponta que que há três anos o município não cumpre as leis de atualização do Piso Salarial e que a dívida da Prefeitura com os profissionais, já chega ao acumulo de 64% . A peça informa ainda que há mais de um ano o Sindicato não é recebido pela Secretária de Educação do Município, tampouco pelo Prefeito Álvaro Dias.

Em respeito à Educação, o sindicato e professores do município realizam parada das atividades por 24h, contra o descaso da gestão Álvaro Dias (Republicanos) com a educação e educadores.

A pauta dos trabalhadores da rede municipal de educação é extensa e a categoria reivindica a imediata retomada das negociações com o executivo municipal. Os professores informam do descumprimento pela prefeitura da Lei de atualização do piso desde 2020; de escolas em péssimas situações estruturais, do fechamento de turmas de EJA; retirada de direitos, questionamento judicial a Lei 4.625/2013; medida protetiva contra o sindicato, multas, cortes de salários da categoria sem a devolução, mesmo a categoria tendo reposto os dias parados.

Seguindo com agenda de lutas e encaminhamentos, os professores participam da assembleia as 14h, no auditório do SINTE/RN, com a pauta da Campanha Educacional e Salarial 2023 e para entrega de uma cartilha sobre o financiamento da educação de Natal.

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - RN

Enquanto a rede municipal de educação trava uma batalha com a prefeitura do Natal, que a três anos não cumpre o que determina a lei de atualização dos reajustes salarial da categoria desde 2020, os professores da rede estadual seguem em diálogo com governo do estado e com a secretaria estadual de educação para definir o calendário de reposição das aulas (pelos dias de greve), instalação de uma mesa de negociação permanente.

Após audiência na segunda-feira(15) com a secretária Estadual de educação, Socorro Batista, o sindicato informou que o projeto de lei que versa sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos Funcionários da rede estadual, deve ser tratado como prioridade, e que o Governo não apresentou nenhuma novidade sobre a realização de concurso público ainda em 2023.