MENU

RN: Natal e Mossoró realizam Atos neste domingo(14/12) contra o PL da Dosimetria

Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo organizam manifestações em diversas cidades após aprovação do PL da Dosimetria; população diz que não aceitará que o Congresso siga legislando para beneficiar golpistas

Publicado: 11 Dezembro, 2025 - 23h14 | Última modificação: 12 Dezembro, 2025 - 15h21

Escrito por: Concita Alves

FOTO: Concita Alves
notice

Com o mote “Sem anistia para golpistas!” o ato do próximo domingo(14)acontece em várias cidades brasileiras para denunciar mais um ataque à democracia capitaneado por parte do Congresso Nacional. No Rio Grande do Norte os atos acontecem em Natal e Mossoró.(veja locais abaixo) .

Os atos são convocados pela Frente Brasil popular, Frente Povo sem Medo, centrais sindicais, movimentos sociais e mandatos populares que convidam à população brasileira para participar dos Atos Políticos e Culturais em todo o Brasil contra projeto de lei da Dosimetria, que reduz as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)condenado a 27 anos e três meses de prisão e de envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro.

Irailson Nunes, presidente da CUT-RN reforça o chamado à população para fortalecer os atos. “Tragam seus cartazes, bandeiras e vamos juntos e juntas derrubar a PEC da Dosimetria. Os atos convocados para o próximo domingo (14) representam a resposta da população contra a aprovação desse PL e para barrar retrocessos do congresso. Esse PL é vergonhoso! Assim como fizemos no grande ato do dia 21 de setembro, no qual derrubamos a PEC da bandidagem, sairemos as ruas nesse domingo, para defender a Democracia, a redução da jornada de trabalho e fim da escala 6x1 e para exigir a punição de todos os golpistas,” Destacou Irailson Nunes.

O motivo para os protestos foi a aprovação do projeto na madrugada de quarta-feira (10), às 2h26, por 291 votos a favor, 148 contra e uma abstenção. A proposta, apresentada pelo presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e relatada por Paulinho da Força (Solidariedade-SP), muda a forma de cálculo das penas para crimes como golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, eliminando o acúmulo aplicado pelo STF. Na prática, o crime mais grave absorve o outro, reduzindo drasticamente o tempo de reclusão dos condenados.

O secretário adjunto de Mobilização e relação com os Movimentos Sociais da CUT, Milton Rezende, o Miltinho afirma que a aprovação do projeto que motiva os protestos é "mais uma vez é uma tentativa da continuidade do golpe". Ele denuncia que os responsáveis "estão trabalhando novamente para dar um golpe parlamentar e a anistiar Bolsonaro e os criminosos do 8 de Janeiro".

Enquanto as pautas urgentes que impactam diretamente a população brasileira e a classe trabalhadora seguem paradas no congresso, como o fim da escala 6x1 e projetos robustos contra a violência e feminicídio, parte do Congresso tenta golpear novamente à democracia brasileira.

O PL da Dosimetria escancara a impunidade aos golpistas do 8 de janeiro, anulando, na prática, a condenação de Bolsonaro, militares e seus aliados, que tentaram impor um governo autoritário e atacar as liberdades democráticas. Trata-se de uma anistia disfarçada que abre brecha para novas tentativas golpistas no futuro.

Pela nova regra, a progressão de regime pode ocorrer após o cumprimento de apenas um sexto da pena. O texto ainda prevê vantagens adicionais, como a conversão de dias trabalhados em redução de pena e benefícios a réus que utilizaram tornozeleira eletrônica — medidas interpretadas por opositores como direcionadas aos envolvidos no 8 de janeiro.

Defenda a Democracia. Participe em sua cidade!

ATOS NO RN

NATAL:

LOCAL::Concentração as 8h, na Calçada do Ferreira Costa, caminhada até o ponto7.

MOSSORÓ:

LOCAL: Concentração as 17h, na calçada do teatro Municipal.

Veja onde tem Ato dia 14/12