RN: Mulheres saem as ruas no 8 de março, "Pela Vida, por Direitos e Democracia"
No Rio Grande do Norte, estão programados atos políticos nas cidades de São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Natal(RN).
Publicado: 08 Março, 2023 - 09h36 | Última modificação: 08 Março, 2023 - 13h03
Escrito por: Concita Alves
O Brasil volta as ruas nesse 8 de março,Dia Internacional da Mulher.
Com o mote "Pela vida das Mulheres, Reconstruir o Brasil com Democracia, contra o fascismo e pelo BEM VIVER", as mulheres do Rio Grande do Norte saem as ruas em defesa da vida e na luta contra a violência, por políticas publicas, melhores condições de vida e trabalho.
O 8M será marcado por manifestações em todo o país. Em Natal, a programação acontece durante o dia e na semana. O Ato unificado organizado por movimentos de mulheres, coletivos, partidos políticos, mandatos populares, estudantes, CUT e centrais sindicais, acontece a partir das 15h na calçada do Midway
A igualdade de gênero e a defesa da vida das mulheres, tem sido pautas prioritárias dos movimentos feministas. O 8 de Março de 2023 entrará para história, segundo artigo publicado por Juneia Batista e Sergio Nobre, Secretária Nacional de Mulheres e presidente da CUT Brasil.
"Precisamos, urgentemente, da autonomia das mulheres, da igualdade de gênero, da construção de uma sociedade mais justa, e o combate contínuo à todos os tipos de violência contra a mulher", aponta Gildênia Freitas, Secretária estadual de Mulheres da CUT. Neste Dia Internacional da Mulher, também está programado anúncio de pacote de medidas pelo presidente Lula, que restauram direitos e combatem a violência e desigualdade.
PROGRAMAÇÃO
O DCE da UFRN realiza oficina de cartazes para o 8 de março e plenária de preparação para o ato unificado da tarde.
Horário: 13h
Local: DCE UFRN (Campus Central)
- Aula aberta
Movimentos de mulheres e sindicatos, especialmente o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) realizam aula pública e ato político-cultural na rua.
Horário: 14h
Local: Calçada do IFRN Central (Av. Senador Salgado Filho)
- Pela Vida das Mulheres
A manifestação unificada de movimentos sociais e sindicais terá como tema “Pela Vida das Mulheres: reconstruir o Brasil com democracia, contra o fascismo e pelo BEM VIVER”.
Horário: concentração às 15h e saída às 16h
Local: Avenida Senador Salgado Filho, altura do Midway Mall
- Solenidade do Governo do RN
A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) realiza solenidade em alusão à data, com o tema “Igualdade de gênero para um amanhã sustentável”. O evento conta com apresentação do grupo Coco de Rosas, Cida Lobo e Valéria Oliveira. Presença da governadora Fátima Bezerra, lideranças de movimentos sociais, sociedade civil e entidades parceiras.
Horário: 10h
Local: Escola de Governo (Centro Administrativo de Natal)
- Audiência Pública
Com o tema “Violência Contra a Mulher: erradicá-la é responsabilidade de todos”, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) realiza audiência pública. Além da advocacia, o evento conta com a participação de membros dos poderes executivo, legislativo e judiciário. O objetivo é fomentar o debate para que cidadãos se tornem agentes transformadores e que a sociedade enxergue a OAB/RN como um parceiro importante nessa busca.
Horário: 8h
Local: Plenário da sede da Seccional OAB/RN (R. Barão de Serra Branca – Candelária)
9 de março
- CineResistência Mulheres
A Cervejaria Resistência e a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCiRN) realizam, na quinta-feira (9), o Fest CineResistência Mulheres. A mostra vai exibir filmes dirigidos por cineastas potiguares, com debates com as realizadoras, em uma celebração ao trabalho dessas mulheres.
Local: Cervejaria Resistência (Rua Leonora Armstrong, 35, Ponta Negra)
Horário: a partir das 18h30
Entrada gratuita.