RN: Lula visita cidades na última etapa de obras da transposição do São Francisco

Na agenda divulgada, o presidente acompanha as obras do Ramal do Apodi, última tapa da transposição do rio São Francisco no RN

Publicado: 01 Setembro, 2023 - 10h31 | Última modificação: 01 Setembro, 2023 - 10h37

Foto: Ricardo Stucker

Em primeira visita, após assumir pela 3ª vez mandato como presidente da república, Lula visita o Alto Oeste do Rio Grande do Norte,  nessa sexta-feira (1º), com chegada prevista para às 15h30, onde acompanha as obras do Ramal do Apodi, última etapa da transposição do Rio São Francisco no RN, em Luís Gomes(RN).

Representações políticas, sindicais e entidades de várias regiões do estado juntamente com a  governadora Fátima Bezerra (PT)acompanham a visita do presidente.Uma estrutura foi armada para receber o presidente no km 195 da BR405, ao lado do posto Rodrigão.

Lula veio reafirmar o compromisso com o Rio Grande do Norte, a partir de investimentos da ordem de R$ 45,1 bilhões inseridos no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3). Inclusive, o presidente confirmará a duplicação da BR-304, trecho entre Natal-Mossoró-Aracati/CE, considerado o mais importante projeto inserido no “PAC do RN”.

O RN foi um dos estados que deu a maior vitória ao petista no segundo turno das eleições. Lula venceu no estado com 65,10%, tendo um total de 1.326.785 de votos computados, enquanto Bolsonaro teve 34,90%, com 711.381votos.

No Alto Oeste, região escolhida para a primeira agenda oficial, a votação de Lula foi ainda mais expressiva.Em Luís Gomes, onde o canteiro de obras está instalado, local que Lula discursará aos presentes, a votação do petista foi ainda maior, com 87,97% votos conta apenas 12,03% de Bolsonaro.

A governadora Fátima Bezerra, comentou em suas redes que  “Todas as obras que reivindicamos para o novo PAC foram inseridas pelo governo, isso mostra que o RN receberá o tratamento que merece”, observou a governadora.

Governo Federal liberou R$ 43 milhões para conclusão da obra

O ministro do Desenvolvimento Regional Waldez Góez confirmou em abril a liberação de R$ 43 milhões para a conclusão do ramal do Apodi e antecipou a entrega para 2025.

O ramal faz parte do projeto de integração do Rio São Francisco e deve levar a água do Eixo Norte a 32 municípios do Estado, além de 13 cidades da Paraíba e nove do Ceará. No Estado potiguar, as águas do São Francisco chegam tanto pelo ramal Apodi quanto pelo ramal Piranhas-Açu.

O deputado federal Fernando Mineiro destaca a importância da visita para a retomada dos investimentos federais previstos para o Estado:

– É uma visita histórica porque reafirma a retomada das obras de Integração do São Francisco de forma definitiva. Além de ser também um momento de anúncio de obras fundamentais, como a duplicação da BR 304, as demais obras hídricas, Minha Casa Minha Vida, entre outras”, afirmou.