RN: Governo do Estado apresenta nova proposta para reajuste do Piso da Educação
A rede estadual realiza assembleia na Escola Edgar Barbosa, na segunda-feira(31) para avaliação e encaminhamentos
Publicado: 28 Março, 2025 - 21h38 | Última modificação: 29 Março, 2025 - 09h51
Escrito por: Concita Alves

Dirigentes do Sindicato os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação/ SINTE-RN e membros da Comissão de Trabalhadores participaram de audiência com o Governo do estado, nesta sexta-feira (28), onde foi apresentada aos professores(as) uma nova proposta para reajuste do piso salarial 2025.
Segundo a proposta, o Governo sugere implementar o reajuste do piso do magistério estadual em duas parcelas, sendo 5% abril e 1,27% em junho. Sobre os retroativos de 2023 e 2024, serão discutidos apenas em novembro, considerando a situação financeira do Estado. Já o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores da Educação(PCCR) uma minuta do projeto de lei está em processo de finalização e será encaminhada ao Sinte-RN em até 15 dias.
A proposta apresentada pelo Governo aos educadores durante a audiência, será avaliada em Assembleia da rede estadual, na segunda-feira (31), a partir das 14h, na Escola Estadual Edgar Barbosa. A pauta da rede estadual: Piso, PCCR, Temporário e Porte das Escolas, foi comentada pelo professor Bruno Vital, coordenador geral do SINTE-RN, nas redes sociais.
Outro ponto da proposta são os profissionais com contrato temporário, o secretário de Administração do Estado, Pedro Lopes, informou que na segunda-feira 31, será publicado no Diário Oficial do Estado um decreto garantindo o pagamento do restante do 13° de 2024 e do terço de férias, até 10 de julho. O PL do porte das escolas, que prevê gratificação aos diretores conforme o porte das suas instituições, o Governo disse que vai encaminhar à Assembleia Legislativa até o final de maio.