Escrito por: Concita Alves
Com o fechamento da unidade de atendimento do INSS em Igapó, todos os serviços serão transferidos e realocados para a agência do bairro Potengi
Centrais sindicais e Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Rio Grande do Norte (Sindprevs/RN) realizaram reunião na governadoria do estado, nessa quarta-feira(21), com a secretária extraordinária de Gestão e Projetos Especiais, Virgínia Ferreira, para dialogar sobre o fechamento e a transferência da unidade do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), na zona Norte de Natal.
O Instituto anunciou transferência de parte dos atendimentos da agência localizada no bairro de Igapó, para a Central do Cidadão, na Avenida Dr. João Medeiros Filho, no bairro Potengi. As perícias médicas, que representam até 60% dos atendimentos diários da unidade, devem ser realizadas na Agência Nazaré, localizada na Avenida 9, Zona Oeste da cidade, desde 1° de junho.
"Um problema social terrível. Temos que respeitar os direitos e oferecer atendimento digno a essa população de quase 400 mil habitantes”, argumenta o diretor do Sindprevs, Francismar Maia. “Nós do movimento defendemos a construção de um prédio próprio na zona Norte, concurso público urgente, a volta do atendimento presencial e funcionamento pleno dos sistemas da Previdência Social”, completa.
Uma das reivindicações das centrais é a realização imediata de concurso público para contratar funcionários e completar o quadro de pessoal, “a fim de acabar com as filas quilométricas para concessão de benefícios garantidos por lei”.
O secretário de administração e finanças da CUT-RN, Irailson Nunes, pontua o impacto do fechamento da agência para a população, e destaca que “Somos os mais prejudicados quando se fecha uma agência do INSS, aumenta o deslocamento e sucateia-se o atendimento com o aumento de tempo e da fila de espera. A resistência da classe trabalhadora, a defesa intransigente de nossas pautas é o único caminho para barrar o desmonte do Estado orquestrado no governo Bolsonaro”.
HISTÓRICO
Na quinta-feira (15), representantes da direção do Sindprevs/RN estiveram na Central do Cidadão da zona Norte, para fiscalizar as instalações do prédio. os sindicalistas defendem uma sede própria para o Instituto na região. Na segunda-feira (18), as entidades que representam servidores se reuniram com Dirigentes sindicais da CUT-RN, onde participaram sindicatos, CSP Conlutas, Intersindical, movimentos sociais e mandatos populares.