Escrito por: Concita Alves
Além da atualização do piso 2023, os professores reivindicam o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos Funcionários, o Projeto de Lei das Escolas em Tempo Integral e o PL do Porte das Escolas
Os professores da Rede Estadual de Educação realizaram Ato, nessa segunda-feira, (27), em frente à Secretaria Estadual de Educação, em defesa do Piso nacional do Magistério, pela valorização profissional, pela implantação integral e imediata do Piso 2023 para os professores do estado, e para agendar uma audiência com a governadora Fátima Bezerra(PT).
Durante a atividade, uma comissão de professores (as) foi recebida pela secretária de Educação, Socorro Batista, que informou de uma nova audiência da categoria com o governadora Fátima Bezerra agendada para esta terça-feira (28) , as 15h nas Governadoria.
Em greve desde o dia 07 de março, os/as trabalhadores/as em Educação cobram a aplicação integral do reajuste de 14,95% para professores/as da ativa, aposentados/as e pensionistas com paridade;
Na última proposta enviada ao Governo, a categoria reivindicou o pagamento integral dos 14,95% relativos ao Piso Salarial 2023, e exigiu que seja implementado em abril, de uma só vez, para ativos e aposentados. Já em relação ao retroativo acumulado entre janeiro e março, a proposta foi parcelar e pagar nos meses de agosto, setembro e outubro.
A atividade contou com a participação de caravanas vindas de várias regionais de educação do estado e professores da grande Natal. Após dialogo com a secretária, os professores foram informados sobre a nova audiência e caminharam até a frente da governadoria com palavras de ordens, exigindo o cumprimento da lei que determina o pagamento do piso do magistério.
Em decorrência da audiência com a governadora agendada para a tarde de 28/03, a panfletagem que estava prevista para acontecer em frente ao Midway Mall está cancelada.