Profissionais da Educação de todo RN participaram do XVI Congresso do SINTE

Homenagens, debates, apresentações culturais, prestação de contas, leitura e aprovação do regimento

Publicado: 13 Dezembro, 2021 - 18h38 | Última modificação: 13 Dezembro, 2021 - 18h49

O SINTE/RN realizou no último fim de semana (10 a 12) o XVI Congresso Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação Pública do RN com a participação de aproximadamente 600 profissionais de educação. A CUT-Potiguar participou através de Ekeoma Santos, Secretário de Juventude, Bruno Vital, Secretário de Organização e Política Sindical, Ionaldo Tomaz, Secretário de Formação e Eliane Bandeira, Presidenta.

No ano do centenário do Educador Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira e do Sindicato, e diante dos constantes ataques que a educação vem sofrendo no Governo Bolsonaro, o Congresso do SINTE visibiliza e homenageia os professores José Teixeira da Silva, João Campos e Olavo Ataíde – companheiros de luta falecidos recentemente – que certamente se vivos estivessem, estariam nas trincheiras com a categoria.

O congresso ainda contou com mesas temáticas, GT´s sobre conjuntura/plano de luta e estatuto SINTE, prestação de contas, apresentações culturais, leitura e aprovação do Regimento.

Segundo Eliane Bandeira, Presidenta da CUT, "O XVI Congresso do SINTE/RN aconteceu em um momento desafiador no qual avaliamos a conjuntura atual reflexo do golpe, aprofundado com a eleição de Bolsonaro. Foi tirada várias diretrizes para avançarmos na luta e nas conquistas. É sempre bom lembrar que quando debatemos educação estamos também falando do futuro desse país, dos filhos e filhas da classe trabalhadora que dependem da escola pública de qualidade para um desenvolvimento intelectual e social apropriado. Lutar, resistir e esperançar, como diz nosso mestre Paulo Freire: O mundo não é, o mundo está sendo". A partir de nossas intervençoes iremos mudar nossa realidade em defesa da vida e de direitos. Viva a Classe trabalhadora. José Teixeira, Presente!!!!"

O Congresso aconteceu no Mardunas Centro de Eventos, em Nísia Floresta, com o tema “Não é crise, é um projeto de classe: o mundo não é, o mundo está sendo, em que os profissionais de Educação de diversos municípios potiguares estiveram reunidos e debateram temáticas referente a incidência e atuação política da categoria, entre elas: política educacional, sindical e políticas afirmativas, orientadas pelos direitos humanos, diversidade, justiça social e inclusão.

Representando a instância maior do SINTE, o Congresso Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação Pública do RN, é realizado pela categoria a cada quatro anos. O evento discute e aprova mudanças estatutárias importantes que terão validade por um quadriênio (2022 a 2025).

Entre os participantes e conferencistas do Evento o professor Heleno Araújo Filho, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e a professora Fátima Silva, Secretaria Geral da CNTE e Vice-Presidenta da Internacional de Educação da América Latina (IEAL), Francisco do PT, Professor e Deputado estadual no RN, Rosa Neide de Almeida, Professora e Deputada Federal/MT entre outros.

O SINTE exigiu a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e sugeriu que os/as participantes realizassem testagem prévia para a doença, seguindo os protocolos e orientações de segurança sanitária para acesso ao evento. O uso de máscara durante as atividades do Congresso foi obrigatório.
O último Congresso da entidade aconteceu entre o final de novembro e o início de dezembro de 2017.

Fotos: Lenilton Lima/ Íbero Hipólito/Assessorias SINTE e Francisco do PT.