MENU

Professores da rede estadual de Educação do Rio Grande do Norte deflagram greve

Categoria rejeitou em assembleia a proposta apresentada pelo Governo do Estado de parcelar aumento, e deve enviar por meio de ofício uma contraproposta ao executivo estadual

Publicado: 26 Fevereiro, 2025 - 17h31 | Última modificação: 28 Fevereiro, 2025 - 07h49

Escrito por: Concita Alves

FOTO: Lenilton Lima
notice

Professores e professoras da rede estadual de Educação do Rio Grande do Norte realizaram assembleia na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal(RN), convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação /SINTE-RN, e aprovaram entre outros encaminhamentos, a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir desta quarta feira (26/2) com o retorno da categoria às escolas para dialogar com a comunidade escolar.

Com o pátio lotado por professores(as) de diversas regionais do estado, a categoria rejeitou a proposta apresentada pelo governo do estado para implantação do reajuste de 6,27% em duas parcelas, sendo 3% na folha de abril e 3,27% em dezembro, sem considerar o pagamento do retroativo referente aos meses de janeiro, fevereiro. Na oportunidade, foi deliberada a realização de um ato em frente a Governadoria para terça-feira (11/3).

A assembleia aprovou ainda contraproposta que deve ser encaminhada ao Governo por meio de ofício, para atualização do Piso Salarial de 2025, sendo 6,27% em março + o retroativo acumulado entre janeiro e fevereiro. Além do Piso, a categoria reivindica o PCCR dos funcionários, a Lei do Porte das Escolas e a Lei do Tempo Integral.

AGENDA/ENCAMINHAMENTOS

26/02: retornar às escolas para dialogar com a comunidade escolar;
27/02: reunião do comando de greve, às 9h e às 15h;
26 a 28/02 – Assembleias nas regionais;
Veicular um vídeo esclarecendo os motivos da greve, bem como denunciando o MP e o Governo;
07/03: Assembleia para avaliar a greve e divulgar o 8 de março;
11/03: Ato na Governadoria, às 9h;
Atos regionalizados;
Moção contra o MP;
Criar comissão de greve nas escolas;
Realizar piquetes.