Produção de roupas da Shein, no polo do Seridó deve gerar 100 mil empregos diretos

Instalação das Shein levará desenvolvimento ao semiárido Nordestino e interiorização do emprego. Entre os principais produtos a serem produzidos estão o jeans e malhas de algodão

Publicado: 30 Junho, 2023 - 09h00 | Última modificação: 30 Junho, 2023 - 10h02

Ricardo Stuckert - PR

O Rio grande do Norte será o primeiro estado do Brasil a fabricar roupas da varejista de modas Shein. A partir de julho a fábrica Coteminas começa a produzir peças de roupas que serão vendidas pela empresa chinesa de e-commerce.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29), em reunião do presidente Lula (PT) com a governadora Fátima Bezerra (PT), o diretor-presidente da Coteminas, Josué Gomes, e o presidente do Conselho para a América Latina da Shein, Marcelo Claure, no Palácio do Planalto. Entre os principais itens a serem produzidos estão peças em jeans e malhas de algodão. O Brasil é um dos maiores produtores de algodão do mundo e exporta, inclusive para a China.

O projeto-piloto, vai firmar parcerias comerciais com dois mil fabricantes brasileiros e prevê gerar 100 mil novos empregos nos próximos três anos. A produção começa na unidade da Contaminas, em Macaíba, Região Metropolitana de Natal, e se estende com as oficinas de costura para o interior do estado. Os principais municípios que vão atuar nesse projeto estão localizados na região do semiárido nordestino, especialmente na região do Seridó.

“Importante destacar o aspecto da interiorização do emprego. Significa mais cidadania e mais oportunidades de emprego para as diversas regiões do estado. E é assim que está desenhado nosso programa de incentivos fiscais. Quanto mais o emprego vai para o interior, maior o incentivo que ele vai receber”, destacou a governadora Fátima Bezerra. “É uma alegria imensa ver o projeto começar no nosso estado”.

"Viemos aqui com a governadora Fátima porque estaremos começando agora em no mês de julho a produção de peças do vestuário para o mercado doméstico nacional, brasileiro, e para toda a região através do Rio Grande do Norte”, disse Gomes, que também é presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Confiante do sucesso da parceria entre Shein e Coteminas, a chefe do Executivo estadual apontou a expertise que o Rio Grande do Norte tem nessa área. “Esse programa de interiorização de emprego no setor da indústria têxtil vai completar 10 anos e se realiza através das oficinas de costura”, afirmou a governadora.Também participaram do encontro os deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro, ambos do PT

A Shein promete investir R$ 750 milhões para aumentar a competitividade da indústria têxtil no Brasil. “O primeiro estado que estamos fazendo parceria no Brasil é o Rio Grande do Norte”, afirmou o presidente da varejista na América Latina, Marcelo Claure.

“Os cálculos iniciais de custos que fizemos apontam que os produtos serão muito competitivos. Acreditamos também na qualidade, graças à mão de obra qualificada que temos no Rio Grande do Norte”, avaliou Josué Alencar.