Escrito por: Concita Alves

O Brasil sai às ruas contra Bolsonaro no dia da Consciência Negra.

O ato é o sétimo do ano e ocorre em mais de 96 cidades brasileiras.

O Brasil sai às ruas contra Bolsonaro no dia da Consciência Negra.
O ato é o sétimo do ano e ocorre em mais de 96 cidades brasileiras.

O Dia da Consciência Negra, será marcado por manifestações nas ruas de todo Brasil em defesa da igualdade racial, da vida, da democracia e do direito ao emprego. O 20 de novembro, marca também o calendário de lutas nacionais de protestos pelo Fora Bolsonaro. Esse é o sétimo ato puxado por movimentos sociais, partidos, centrais sindicais e demais segmentos da sociedade.

No Rio Grande do Norte estão confirmados atos em natal e em Mossoró. No Brasil, estão confirmados atos em mais de 96 cidades e manifestações em 9 países .

A data, que lembra a morte de ZUMBI , ultimo grande líder do Quilombo dos Palmares, marca também a luta do movimento negro contra o racismo institucional. No Rio Grande do Norte nenhum município adotou a lei que estabelece o dia como feriado local, no entanto é uma data celebrada em todo o país há 50 anos.

Eliane Bandeira, Presidente da CUT, reforça a importância dessa data histórica para os movimentos sociais e lembra que “o Ato do “20NForaBolsonaroRacista” acontece no momento em que o estado do RN encontra-se com o número de casos covid-19 em estabilidade, e reforça a importância do uso de máscara por todos, o uso de álcool para limpeza de mãos, e o distanciamento no percusso.” O Ato acontece a partir das 15h, em Natal, no Shopping Midway, durante o percusso a CUT vai distribuir máscaras PFF2 aos participantes e entidades.

As bandeiras de lutas permanecem as mesmas e refletem a estagnação da agenda de políticas públicas do atual presidente, que após cinco anos de execução de um projeto político para destruição do Estado brasileiro – iniciado por Michel Temer com o golpe de 2016, vem aprofundando, criando novas crises econômicas e sanitárias, e gerando o caos na vida das populações mais carentes.


O BRASIL retornou ao mapa da FOME.

É o que aponta o Mapa da Fome das Nações Unidas. Em dezembro de 2020, mais da metade da população, cerca de 55%, estava passando por algum tipo de insegurança alimentar, aponta um estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

A pobreza no país tem alcançado níveis do século passado, e como todos os grandes problemas nacionais, as populações afetadas são principalmente negras, indígenas e periféricas.

Wésia Sena, Secretária de Combate ao Racismo da CUT/RN, acredita que “diante da conjuntura, devemos resistir e buscar formas de fortalecer as populações mais afetadas pela política genocida do atual governo Brasileiro. Só o Fora Bolsonaro interessa ao povo.”

Os dados integram os levantamentos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O estudo foi feito em 1.662 domicílios urbanos e 518 rurais.
De acordo com as informações coletadas, quase 20 milhões de brasileiros passam um dia ou mais sem ter o que comer, 24,5 milhões não sabem se poderão comer no dia seguinte e 74 milhões temem passar fome.
Nas redes sociais a tag dos protestos do sábado é #20NForaBolsonaroRacista. Participe!!!

Serviço
Em Natal: 15h, no Midway.
Em Mossoró: 8h, Praça do PAX.