Escrito por: Concita Alves

Natal realiza a 4ª Conferência para fortalecer políticas públicas voltadas à mulher

Sociedade civil, movimentos sociais, entidades e gestoras públicas vão discutir igualdade, participação e direitos para mulheres

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, será realizada nos dias 15 e 16 de julho, em Natal, a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - CEMURE. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia.

Com foco na interseccionalidade, representatividade e igualdade para todas as mulheres, a conferência se propõe a construir um espaço participativo de escuta, diálogo e proposição de ações voltadas para os direitos e o bem-estar das mulheres da capital potiguar. Na programação: mesas temáticas, debates, grupos de trabalho e elaboração de propostas que irão compor o próximo Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

A última Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi realizada há cerca dez anos, em 2016, no período em que a presidenta Dilma Rousseff foi destituída de seu cargo em um contexto de misoginia e violência política de gênero. E é por isso que essa edição traz de forma inegociável a defesa da democracia.

Ao fim da conferência, serão escolhidas as delegadas que representarão Natal na etapa estadual do encontro. As etapas preparatórias são fundamentais para consolidar diagnósticos locais e levantar propostas que reflitam a diversidade e as realidades das mulheres em seus territórios.

A conferência na capital potiguar é organizada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

PROGRAMAÇÃO DA 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Terça-feira, 15 de julho

Manhã ( 8h – Credenciamento e Lanche; – 8h30 – Apresentação Cultural; – 9h – Abertura Solene e Composição da Mesa; – 9h20 – Conferência de Abertura; – 10h – Painel: Plano Municipal para Mulheres de Natal – SEMUL; – 10h30 – Leitura e aprovação do Regimento; – 12h – Intervalo para Almoço –  Apresentação Cultural

Tarde ( Mesas Expositoras/ – 14H – Políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no município: avanços e desafios;  – 14H30 – Igualdade no mundo do trabalho, autonomia econômica e economia do cuidado; – 15H – Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres, incluindo racismo, sexismo, lesbofobia, bisfobia e transfobia; – 15H30 – Intervalo com atividades de relaxamento – 15h50 – Saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos;– 16h20 – Igualdade na participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; – 16h50 – Educação para a igualdade e cidadania; – 17h20 – Encerramento do dia.

Quarta-feira, 16 de julho

Manhã ( 8h – Início dos trabalhos na Plenária: Acolhimento; – 8h30 – Trabalho em Grupos; – 12h – Intervalo para Almoço. – Atividades culturais)

Tarde ( 13h– Plenária para apresentação dos Grupos; – 16h – Escolha das Delegadas; – 17h – Encerramento)

 

ETAPAS PREPARATÓRIAS DA 5ª CNPM

A metodologia da 5ª CNPM contempla uma ampla mobilização em todo o território nacional e está dividida em etapas que antecedem o encontro nacional.

As conferências municipais e regionais serão realizadas entre 28 de abril e 28 de julho, já as conferências estaduais e distrital terão início em 1º de julho e se estendem até 31 de agosto.  As conferências livres, que ocorrem entre os dias 28 de abril e 15 de agosto, são os espaços idealizados para que as contribuições das mulheres em sua diversidade - pescadoras, marisqueiras, quilombolas, LBTs, entre outros grupos - cheguem na etapa nacional e sejam validadas pelas conferencistas.

A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025