Escrito por: Concita Alves

Ministro do TSE impede diplomação do ex-policial Wendel Lagartixa (PL-RN)

A Decisão do ministro Ricardo Lewandowski baseia-se no indeferimento da candidatura de Wendel Lagartixa (PL), determinada em outubro desse ano

Foto: redes sociais

O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou no fim da tarde desta sexta-feira (16), a exclusão do nome do ex-policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, mais conhecido como Wendel Lagartixa (PL), da lista dos eleitos, para que o mesmo não seja diplomado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na próxima segunda-feira (19).

A Diplomação dos eleitos acontece na tarde dessa segunda (19) no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje). Na decisão, o ministro determina ainda que seja realizada a retotalização dos votos. Com o novo cálculo, o deputado Ubaldo Fernandes deve ser diplomado no lugar do Lagartixa. Ele obteve 34.426 votos em 2 de outubro.

O TRE-RN informou que diante da proximidade de data diplomará apenas 23, dos 24 deputados estaduais eleitos. O processo de retotalização só deve ocorrer no dia 25 de janeiro, após o retorno do recesso judiciário, que acontecerá de 20 de dezembro a 20 de janeiro, período em que fica suspensa a contagem dos prazos processuais.

Wendel Lagartixa foi o deputado estadual mais votado em 2022 no Rio Grande do Norte para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa, obteve mais de 88 mil votos. No último dia 12 de setembro, Wendel teve as contas de campanha aprovada pela  Corte Eleitoral do Rio Grande do Norte. 

O Ex policial, Wendel Lagartixa é condenado por porte ilegal de arma e munições de uso restrito e deve ficar inelegível por oito anos a contar da data do término da pena, em junho de 2021.