Governo do RN não diz quando vai pagar o piso e empurra professores para greve
Afirmação de dirigente sindical foi feita após reunião com a secretária de Educação do RN que não apresentou proposta para pagar o piso de 2023 nem o de 2022
Publicado: 09 Fevereiro, 2023 - 09h34 | Última modificação: 09 Fevereiro, 2023 - 10h45
Escrito por: Concita Alves | Editado por: Marize Muniz
Terminou sem acordo a reunião entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN) e da Secretária de Educação do Estado para discutir o pagamento do piso do magistério 2023 e o descumprimento do pagamento do retroativo de 2022. A categoria pode fazer greve para receber o direito que é garantido em lei.
“O governo empurra a categoria para a greve”, afirmou o professor Bruno Vital ao final da audiência com a secretária da Educação, Socorro Batista, realizada na noite desta terça-feira (7), em Natal.
De acordo com o dirigente, além de não indicar que ia cumprir o acordo do pagamento do acordo que finalizou a greve no ano passado, a secretária não apresentou qualquer proposta para o piso de 2023.
A presidenta da CUT e também diretora do SINTE/RN, professora Eliane Bandeira, participou da audiência e disse está “decepcionada” tanto com o descumprimento de um acordo firmado quanto com o silêncio sobre o reajsute do piso deste ano.
Decepcionada. Infelizmente o governo do Estado não apresentou proposta para iniciar o pagamento do reajuste dos 14,95% do piso do magistério. Mais grave ainda, é o descumprimento do acordo firmado com a categoria de pagamento do retroativo agora em janeiro.
A presidenta da CUT-RN fez ainda um chamado para a categoria, ressaltando que o ano deve ser de muita luta em defesa dos direitos. “O governo do Estado deixa de cumprir um acordo, abre um precedente para termos a possibilidade de uma grande greve da educação em 2023”.
Assembleia
Na próxima quinta-feira, dia 16 de fevereiro, o SINTE/RN vai reunir a categoria em assembleia-geral, em Natal para discutir estratégias relacionadas à negociação com o governo do Estado.