Escrito por: Concita Alves
Gerou!!A chuva que caiu no início da manhã desse domingo(1) não atrapalhou o brilho da festa dos trabalhadores em Natal
Na manhã deste domingo (1), Dia Internacional do Trabalho, o Brasil saiu as ruas por Vida, emprego, democracua contra a inflação, a carestia e o governo Bolsonaro.
Os atos político-culturais foram convocados em todo o país por centrais sindicais, organizações e movimentos populares. Houve também a participação de trabalhadores formais e informais, além de desempregados.
Em Natal o 1º de Maio foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT/RN), CSP-CONLUTAS, Pública Central do Servidor, Intersindical, CTB, FrenteBrasilPopular, movimentos sociais, movimentos por moradias dignas e estudantes.
Por emprego, direitos, democracia e Vida.
A concentração teve início logo cedo na Praça das Flores em Petrópolis e seguiu em caminhadaaté Praia do Meio ao som dos sambas e ciranda de Fernandinho Régis.
A música é o ato. Foi nesse tom os shows sob o sol de Natal e um céus desenhado de nuvens. As apresentações artístícas de Fernadinho Régis, Pretta Soul, Ariane Sandrine, Valério Felipe e Cinthia Simão marcaram a data e mostraram a potência das artes nesses espaços políticos em um momento que o Brasil reflete sobre seu futuro.
"Foi um dos maiores atos que realizamos. A população está convencida da necessidade de irmos as ruas por vida, contra a carestia e o desemprego. Em um dia de chuva conseguimos botar aproximadamente 3 mil pessoas nas ruas." Eliane Bandeira - Presidente da CUT-RN
Em todo Brasil, os Presidentes e Presidentas das centrais sindicais reforçaram em suas falas o pedido para a reconstrução do país, tendo como prioridade a volta de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.