MENU

Frentes, Centrais e Partidos convocam Atos em defesa da Democracia, nesta quinta(8)

No aniversário do 8 de Janeiro o povo sai às ruas em todo o país para defender a Democracia, a Soberania brasileira e o veto ao PL da Dosimetria

Publicado: 06 Janeiro, 2026 - 12h22 | Última modificação: 06 Janeiro, 2026 - 12h42

Escrito por: Concita Alves

FOTO: Concita Alves
notice

Na próxima quinta-feira, 8 de janeiro, o Brasil sai às ruas “em defesa da Democracia, sem anistia para golpistas e pelo veto ao PL da Dosimetria”. Trabalhadores(as) movimentos sociais, organizações políticas, sindicatos e centrais sindicais pedem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vete o PL da Dosimetria.

Manifestações estão sedo organizadas para que não esqueçamos os três anos dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes em Brasília, quando milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro - exigindo um golpe militar - invadiram, promoveram violência e depredaram prédios na capital da República. No Rio Grande do Norte, está confirmado atos em Natal e Mossoró(*).

A mobilização, que integra uma jornada nacional de protestos, é convocada pela Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, movimentos sociais, mandatos populares e partidos políticos de esquerda sob três bandeiras centrais: a defesa intransigente da democracia brasileira, o repúdio a qualquer forma de anistia para os envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 2023 e a condenação às interferências externas na América Latina, com foco especial nas sanções dos Estados Unidos contra a Venezuela.

Foto: Jefferson MirandaFoto: Jefferson Miranda

Irailson Nunes, presidente da CUT-RN convoca os sindicatos, entidades e trabalhadores(as)para fortalecer as mobilizações em defesa da Democracia e da Soberania do Brasil, e destaca "A luta pela responsabilização completa permanece.Não podemos esquecer, nem permitir que sejam anistiados os que cometeram crimes e tramaram contra a vida do presidente Lula e de ministros do STF. A classe trabalhadora e centrais sindicais se levantam contra os Setores golpistas e seus representantes no Congresso que continuam articulando medidas para barrar a punição, e a principal delas é o Projeto de Lei da Dosimetria, uma anistia disfarçada para acalentar e livrar golpistas. Não vamos aceitar. Dia 8 é povo na rua!!!".

Em Brasília, o ato foi marcado para a Via N1, em frente ao Palácio do Planalto. O local foi escolhido por estar próximo à Praça dos Três Poderes, que passa por reformas. Lugar que, em 8 de janeiro de 2023, extremistas tentaram barbaramente romper a ordem democrática no país. A concentração acontece às 8 da manhã.

O Supremo Tribunal Federal (STF), também realiza evento no mesmo dia, com o tema: “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”, na perspectiva de relembrar os atos golpistas de três anos atrás. Na programação abertura de uma exposição, a exibição de um documentário, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa de debate.Não é modernização, é retirada de direitos e ataque ao Estado que garante saúde, educação, justiça e políticas sociais. Desde 2023, a primeira turma do STF condenou 810 pessoas por envolvimentos nos atos da antidemocracia. A turma também homologou 564 acordos que resultaram no ressarcimento de mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos. Nas denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República envolvendo quatro núcleos principais, já foram condenados 25 réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Classe trabalhadora segue resistindo e mobilizada pelo fim da escala 6x1, contra a reforma administrativa, proposta que enfraquece direitos, precariza relações de trabalho e abre espaço para o desmonte do serviço público. Sem democracia, não há direitos para a classe trabalhadora!

ATOS NO RN:
EM NATAL:
Dia: 8/1 - Quinta-Feira
Local: Midway Mall
Hora: 15h
EM MOSSORÓ
Dia: 8/1 - Quinta-Feira
Local: frente do PAX
Hora: 15:30h
#8 de janeiro #ato #democracia #golpe #soberania #anistia #Lula #STF