Escrito por: Concita Alves
Trabalhadores(as) ecetistas seguem em mais uma semana de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026 com os representantes dos Correios, em Brasília/DF
Trabalhadores(as), sindicatos e Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telegrafos e Similares - FENTECT, iniciaram mais uma semana de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026 da categoria ecetista, nesta terça-feira(5), em Brasília.
Entre os temas tratados nesta semana: diversidade, inclusão, direitos Humanos, a luta contra o assédio moral, a reformulação dos comitês internos de apuração, que seguem sob controle majoritário de gestores e ineficazes — prática que compromete a imparcialidade das apurações; Paridade de gênero, além de ser reforçada as reivindicações por combate ao racismo e à LGBTfobia, e a inclusão da pauta da anistia aos trabalhadores perseguidos injustamente. As negociações seguirão durante o mês de agosto, com os trabalhadores pressionando por melhorias em meio à crise financeira dos Correios. A categoria está unida por direitos e seguira em mobilização nas próximas semanas na perspectiva de fortalecer os rumos das discussões .
A abertura das tratavivas, acerca do Acordo Coletivo 2025/2026, foi marcada por críticas dos representantes dos trabalhadores e da FENTECT à atual situação da Empresa e de alerta contra possíveis retrocessos. Na oportunidade Amanda Corcino, presidenta do Sintect-DF e Secretária Nacional de Mulheres CUT, reapresentou a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telegrafos e Similares/FENTECT e enfatizou a insatisfação generalizada dos trabalhadores(as) dos Correios.
"Há uma insatisfação muito grande dos trabalhadores em relação à crise econômica da empresa, que afeta a prestação de serviços, o plano de saúde - que está bastante precarizado - e também a questão das férias, que foram suspensas", afirmou Amanda.
Amanda também destacou que a categoria não aceitará perdas nem retrocessos: "Independente de quem ocupa a presidência dos Correios, de quem estiver à frente da empresa, nós, trabalhadores e trabalhadoras, não vamos aceitar nenhuma retirada de direitos, nem cortes, nem demissões. A categoria já começa essa campanha bastante mobilizada e estará pronta para enfrentar qualquer ataque que venha."
CALENDÁRIO DE ENCONTROS DO ACT 2025/2026
05/08: Cláusulas sociais - Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos
06/08: Cláusulas sociais - Garantias da mulher ecetista / Seminário Correios & DPU
07/08: Cláusulas sociais - Garantias da mulher ecetista
12/08: Cláusulas sobre relações sindicais
13 e 14/08: Cláusulas sobre condições de trabalho
19 e 20/08: Cláusulas sobre saúde do trabalhador
21/08: Disposições gerais
26/08: Retorno de pendências
27/08: Cláusulas sobre benefícios
28/08: Proposta econômica