• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Falta de segurança: assaltantes roubam vacinas e reforça crise em Natal

Três assaltantes invadiram a Unidade Básica de Saúde de Ponta Negra e roubaram cerca de 20 doses de vacinas

Publicado: 22 Março, 2021 - 17h18 | Última modificação: 22 Março, 2021 - 17h33

Escrito por: Redação CUT RN

Elpídio Júnior
notice

Em meio ao caos sanitário, o medo do futuro que se apresenta incerto e da vacinação a passos lentos no Barasil, sempre existe uma antessala no que alguns chamariam de "fundo do poço". Hoje, à mão armada, três assaltantes invadiram a Unidade Básica de Saúde de Ponta Negra, em Natal, e roubaram cerca de 20 doses de vacina que seriam destinadas aos idosos de 75 anos, grupo da vez na Fila Nacional da Vacinação.

Nós, da Central Única dos Trabalhadores, estamos acompanhando o caso de perto e cobrando da Prefeitura de Natal que tome medidas eficientes quanto a essa violência, reforçando inclusive que a pulverização da distribuição de vacinas ainda é uma das melhores formas de conter aglomerações e tornar esse momento, além de importante, também seguro para todos e todas. Por isso, garantir segurança dos pontos onde acontecem a imunização é fundamental.

Além de defender a celeridade da vacinação em massa, também reforçamos nossa indigação e, portanto, apelo à Prefeitura sobre a segurança dos pontos. De acordo com os trabalhadores desse posto roubado, a Secretaria de Saúde estava sabendo da precária situação e mesmo assim enviou o lote. 

Segundo Soraya Godeiro, presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsenat), não existe concurso para Guarda Patrimonial desde 2008, ou seja, o corpo de agentes efetivo hoje é muito abaixo do esperado. 

Queremos, ainda, prestar solidariedade aos trabalhadores da UBS Ponta Negra que tiveram seu turno de trabalho interrompido por esse susto e risco à vida. 

 

Entenda o caso:

Os assaltantes teriam chegado ao local armados e anunciado o crime no final da manhã desta segunda-feira, 22. Além dos imunizantes, um celular de um dos profissionais de saúde que estava trabalhando no atendimento aos idosos foi roubado.

"Eles invadiram a unidade e pegaram um lote com aproximadamente 20 doses da vacina. Saíram em fuga num veículo de cor prata, em direção à Via Costeira. Houve perseguição policial e dois foram presos. Um terceiro suspeito conseguiu fugir", afirma Alberfran Grilo, comandante da Guarda Municipal de Natal. A polícia acredita que as vacinas estejam em poder do foragido, pois ainda não foram localizadas.