MENU

Escola Sindical Marise Paiva realiza Encontro de Comunicação em Recife(PE)

Na programação debates, palestras e oficinas para fortalecer a rede e a comunicação sindical das CUT's Nordeste

Publicado: 11 Fevereiro, 2025 - 21h42 | Última modificação: 11 Fevereiro, 2025 - 23h05

Escrito por: Concita Alves

FOTO: Concita Alves
notice

Com o objetivo de criar e estruturar uma nova rede de comunicação conectando as CUT's dos nove estados do Nordeste, juventudes e ramos, através de formação e debates, está sendo realizado   a primeira edição do Comunica Nordeste: Encontro de Comunicação da Escola Sindical Marise Paiva de Morais / Escola Nordeste da CUT.

O evento acontece de 11 a 13 de fevereiro, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, no Recife. Na programação palestras, oficinas e mesas de debate sobre temas como mídia alternativa, redes sociais, fake news, comunicação sindical, IA, e a questão das big techs frente a dificuldade de regulamentação das plataformas.O evento reúne secretárias de comunicação, comunicadores populares, jornalistas, dirigentes sindicais e especialistas da área.

No primeiro dia, mesa de "Análise de Conjuntura" seguida de debate sobre a regulação das redes e Big Techs, com  Sérgio Amadeu (sociólogo, professor da UFABC e pesquisador do CNPq, colunista do Brasil de Fato), e participação de Admirson Medeiros Júnior(secretário nacional de Economia Solidária da CUT e coordenador do FNDC), Leninha Valente (presidenta da CUT Bahia), e Escola Nordeste da CUT, finalizando com Oficina de vídeo, facilitada por Tarcísio Aquino da CUT Ceará.


Sérgio Amadeu, que atua na defesa da democratização da comunicação, do software livre e da soberania tecnológica, pontuou sobre a questão das big techs e dificuldade que o governo brasileiro terá para regular o setor: “Isso não será fácil, principalmente depois da eleição do Trump. Uma parte do Congresso, que é bolsonarista e não tem apreço pela democracia, tentará impedir. O que estamos vendo é que as big techs vão jogar pesado e tentar impedir a criação de uma legislação no país. Mas eles vão usar também o grande mercado de influenciadores, que ganham dinheiro com a produção de conteúdo nas redes sociais”.

Segundo Amadeu “A luta pela regulação das plataformas se confunde com a luta contra a extrema direita. E se tornaram um corpo só. Eles aderiram à extrema direita”, por isso é urgente fortalecer a luta dos trabalhadores(as) e ampliar a visibilidade das pautas sociais.


Para o segundo dia estão confirmadas as presenças de: Maria Aparecida, secretária Nacional de Comunicação da CUT, Luiz Denis Soares do Blog Trampo; Sérgio Amadeu; Vinícius Sobreira, do Brasil de Fato; Kari Santos, vereadora do Recife (PT); Bárbara Coelho, do Comitê de Inteligência Artificial; Paulo Souza, coordenador de Comunicação e Cultura da Escola Nordeste; Arthur Nóbrega, Educador Popular; Lúcia Silveira e Eliane Bandeira, da Escola Nordeste, e Messias Vale, Coordenador Geral da Escola Nordeste, secretários de comunicação e dirigentes das CUT´s Nordeste.