MENU

Em Natal, Escola Nordeste da CUT promove segundo modulo de Formação de Formadores

Durante três dias de formação no Rio Grande do Norte a Escola da CUT abordou diversos temas e saberes

Publicado: 05 Setembro, 2022 - 15h01 | Última modificação: 05 Setembro, 2022 - 15h43

Escrito por: Concita Alves

notice

A CUT-RN realizou de 01 a 03 de setembro em Natal o Segundo Módulo de Formação de Formadores, através da Escola Sindical Marise Paiva de Morais. A Escola da CUT tem sede em Recife e é responsável pela formação sindical nos 9 estados do Nordeste brasileiro.

Com o tema“ Educação popular, Trabalho de base e Estratégias da CUT” e com a parceria de vários sindicatos cutistas do estado, a Formação de Formadores reuniu cerca de 40 dirigentes e sindicalistas durante três dias, de 3 estados do Nordeste e do interior do RN, no auditório do SINSENAT.

Ionaldo Tomaz, Professor e Secretário de Formação Sindical da CUT-RN, pontuou a importãncia desse tipo de formação para os trabalhadores “ Depois do golpe de 2016, tudo que os trabalhadores vem acumulando nesse país são as perdas. Precisamos ocupar as ruas e espaços para fazer a disputa de ideias e construir a narrativa que volte a mobilizar os trabalhadores na defesa dos seus direitos”.

Na perspectiva de compreender a educação popular Freiriana como método pedagógico para formação e organização da classe trabalhadora, bem como, dialogar sobre os eixos estratégicos do 13º PLENACUT, a formação é um momento de reflexão e de novos saberes. O livro de Ranulfo Peloso, foi a bibliografia utilizada como ferramenta pedagógica que facilitou o trabalho dos grupos.

A formação foi realizada pelo educador Arthur Nóbrega Santos, que durante três dias manteve a temperatura alta desde as místicas de abertura, até os momentos finais de avaliação. A formação da CUT busca favorecer a construção de conhecimentos teóricos e práticos como ferramentas fundamentais para os trabalhadores e trabalhadoras pensarem a realidade em que vivem de forma crítica e implementarem as lutas específicas por melhores condições de vida e trabalho combinada com o projeto político de transformação da sociedade capitalista.

O curso busca facilitar compreensão dos eixos estratégicos do 13º CONCUT e atualizada na 16ª PLENACUT; compreender da Educação Popular freireana como método pedagógico para formação e organização da classe trabalhadora; contribuir sobre o trabalho de base e o vínculo com a estratégia da CUT.