Escrito por: Concita Alves
Mobilização ocorre um dia após atos de terroristas bolsonaristas que invadiram os prédios dos três poderes neste domingo (8), em Brasília. Há registro de atos em todo o país e no exterior
Em defesa da democracia, e com palavras de ordem que pediam o fim do “vandalismo fascista”, "Sem anistia, povo na rua pela democracia" e prisão dos "Bolsonaros", trabalhadores e estudantes natalenses caminharam pela avenida salgado filho, segurando cartazes e bandeiras, no início da noite dessa segunda feira (9), em Natal(RN).
Em diversas cidades do Brasil e alguns países como Nova Iorque (EUA), Paris (França) e Zurique (Suíça), também aconteceram atos em defesa da democracia, do patrimônio, da Constituição Federal e contra a ação terroristas, violenta e de crimes de vandalismo contra o patrimônio nacional.
O ato foi convocado pela CUT, centrais sindicais, frente Brasil Popular e Povo sem medo, movimentos sociais, entidades estudantis, partidos políticos e independentes, após as ações terroristas em Brasília, no último domingo (8), promovidas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que resultou na invasão e depredação de patrimonio físico e histórico nos prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.
"A CUT repudia os atos golpistas, fascistas e terrorista ocorridos no último domingo em Brasília. E por isso estamos na rua com a classe trabalhadora pra defender a democracia, o resultado das urnas no último pleito eleitoral e pedir a punição ao rigor da lei do estado democrático de direito de todos os envolvidos no ato terrorista as sedes dos poderes constituídos democraticamente. Inclusive a volta para o Brasil e a cadeia do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro(PL)", reafirma Jocelino Dantas, vice presidente da CUT-RN.
Em nota, publicada a CUT responsabiliza governo do DF, comando da PM e forças de segurança e exige punição para bolsonaristas terroristas que invadiram os prédios dos três poderes.
A CUT repudia de forma veemente a ação terrorista perpetrada por bolsonaristas, vândalos e radicais, e denuncia a omissão e a conivência do Governo do Distrito Federal (GDF), dos comandantes da Polícia Militar (PM) e dos órgãos de segurança do governo distrital, que, a despeito de todos os alertas da imprensa, parlamentares, dos órgãos de segurança nacional e do Ministro da Justiça não tomaram as medidas necessárias nem disponibilizaram os efetivos policiais suficientes para impedir que os terroristas se deslocassem dos seus acampamentos e alcançassem os seus objetivos.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou um canal para receber informações sobre o grupo bolsonarista que atacou prédios públicos em Brasília neste domingo (8). Para enviar dados e detalhes a respeito dos participantes dos atentados, cidadãos e cidadãs podem usar o endereço denuncia@mj.gov.br.