Escrito por: Concita Alves

"Sem anistia", Centrais Sindicais e Movimentos realizam ato em defesa da Democracia

Mobilização ocorre um dia após atos de terroristas bolsonaristas que invadiram os prédios dos três poderes neste domingo (8), em Brasília. Há registro de atos em todo o país e no exterior

Foto: Claudio Rafael

Em defesa da democracia, e com palavras de ordem que pediam o fim do “vandalismo fascista”, "Sem anistia, povo na rua pela democracia" e prisão dos "Bolsonaros", trabalhadores e estudantes natalenses caminharam pela avenida salgado filho, segurando cartazes e bandeiras, no início da noite dessa segunda feira (9), em Natal(RN).

Em diversas cidades do Brasil e alguns países como Nova Iorque (EUA), Paris (França) e Zurique (Suíça), também aconteceram atos em defesa da democracia, do patrimônio, da Constituição Federal e contra a ação terroristas, violenta e de crimes de vandalismo contra o patrimônio nacional.

O ato foi convocado pela CUT, centrais sindicais, frente Brasil Popular e Povo sem medo, movimentos sociais, entidades estudantis, partidos políticos e independentes, após as ações terroristas em Brasília, no último domingo (8), promovidas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que resultou na invasão e depredação de patrimonio físico e histórico nos prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

"A CUT repudia os atos golpistas, fascistas e terrorista ocorridos no último domingo em Brasília. E por isso estamos na rua com a classe trabalhadora pra defender a democracia, o resultado das urnas no último pleito eleitoral e pedir a punição ao rigor da lei do estado democrático de direito de todos os envolvidos no ato terrorista as sedes dos poderes constituídos democraticamente. Inclusive a volta para o Brasil e a cadeia do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro(PL)", reafirma Jocelino Dantas, vice presidente da CUT-RN.

Em nota, publicada a CUT responsabiliza governo do DF, comando da PM e forças de segurança e exige punição para bolsonaristas terroristas que invadiram os prédios dos três poderes.

A CUT repudia de forma veemente a ação terrorista perpetrada por bolsonaristas, vândalos e radicais, e denuncia a omissão e a conivência do Governo do Distrito Federal (GDF), dos comandantes da Polícia Militar (PM) e dos órgãos de segurança do governo distrital, que, a despeito de todos os alertas da imprensa, parlamentares, dos órgãos de segurança nacional e do Ministro da Justiça não tomaram as medidas necessárias nem disponibilizaram os efetivos policiais suficientes para impedir que os terroristas se deslocassem dos seus acampamentos e alcançassem os seus objetivos. 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou um canal para receber informações sobre o grupo bolsonarista que atacou prédios públicos em Brasília neste domingo (8). Para enviar dados e detalhes a respeito dos participantes dos atentados, cidadãos e cidadãs podem usar o endereço denuncia@mj.gov.br.