Democracia, Agricultura e Produção Sustentável no 7º Congresso estadual da FETRAF-RN

A agricultura familiar é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno com alimentos saudáveis, sustentáveis, na busca da preservação dos recursos ambientais

Publicado: 12 Julho, 2023 - 12h32 | Última modificação: 12 Julho, 2023 - 13h07

Com o tema: Democracia, Inovação Tecnológica, Produção Sustentável e Combate à Fome, a FETRAF-RN - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, realiza de 11 a 13 de julho sua 7ª Feira e Congresso da Agricultura Familiar.

O evento acontece no Centro de Treinamento - Cemtraf, em São Paulo do Potengi e participam: trabalhadores(as), dirigentes sindicais, mandatos populares e comunidade.

A solenidade de abertura, nessa terça-feira (11), contou com a participação de Josana Lima, presidenta da CONTRAF Brasil, e Alex Pontes, secretário de comunicação da CUT-RN, aléme de diversas autoridades do estado, que prestigiaram a abertura e puderam acompanhar a apresentação de um belo XAXADO, pelo grupo Estrelas do Cangaço, do Município de José da Penha(RN).

No espaço em frente a Cemtraf, está sendo realizada a Feira, com os produtores(as) da agricultura familiar, onde além dos produtos da agricultura, está sendo comercializados peças artesanais e cerâmicas que destacam a diversidade e qualidade dos produtos da economia solidária no estado.

SOBRE A FETRAF-RN

A FETRAF/RN é uma entidade civil de representação sindical de segundo grau, com âmbito estadual, tem como objetivo, defender, promover e organizar um novo modelo de desenvolvimento rural sustentável e solidário, baseado na convivência com o semi-árido e na agricultura familiar, construindo experiencias de produção organica e agroecológica, garantindo a preservação do meio ambiente, a segurança e a soberania alimentar.

O Rio Grande do Norte tem uma superfície de 53.306 km2, e cerca de 90% dessa área fica no semi-árido. Existe cerca de 91 mil estabelecimentos agrícolas, sendo 87% destes são de agricultores familiares. Um dado preocupante é que existe um grande número de estabelecimentos com baixa ou quase nenhuma renda. Somados eles são quase 64 mil, ou seja, 70% do total. Esse fato que nos leva a afirmar que o desenvolvimento do meio rural sustentável e solidário terá que contar, como um dos focos principais, a Agricultura Familiar.

A FETRAF/RN é hoje a representante de mais de 100 mil agricultores e agricultoras familiares no estado atuando e intervindo no monitoramento das políticas locais em mais de 65 municípios, atraves das organizações de Sindicatos, cooperativas, associações, grupos produtivos, fóruns de agricultura familiar.

*Com a colaboração de Alex Pontes