MENU

CUT, Sindicatos e Federações participam de Seminário sobre saúde do trabalhador(a)

Estabelecida no Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080/90, a comissão intersetorial de saúde do trabalhador, tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse dos trabalhadores

Publicado: 12 Janeiro, 2023 - 23h09 | Última modificação: 13 Janeiro, 2023 - 15h16

Escrito por: Concita Alves

Foto: Concita Alves
notice

Refletir sobre a saúde e sobre as doeças no trabalho, foi a temática do seminário de rearticulação da Comissão Intersetorial de Saúde do trabalhador e Trabalhadora - CISTT,que aconteceu nessa quinta-feira (12) no auditório do Ministério Público do Trabalho - MPT/RN, em Natal-RN.

A mesa de abertura foi composta por:Ana Maria Evangelista,dirigente sindical e coordenadora do CISTT/Natal , Jocelino Dantas, vice-presidente da CUT-RN, Claudio Gabriel, superintendente regional do trabalho- MPT, representantes do Conselho Nacional, Estadual e Municipal de Saúde e professores pesquisadores sobre o tema da saúde do trabalhador e da trabalhadora.

O evento teve a participação de trabalhadores, representantes de conselhos de saúde: municipal, estadual e federal, das federações FETARN e FETRACS, sindicatos patronal, e os sindicatos das categorias: têxteis, hoteleiros, eletricitários, metalúrgicos, comerciários, auto peças, doces, guardas, seguranças, correios,Sinsenat e Sindspumc.

Segundo Ana Evangelista,  "A CISTT é uma comissão intersetorial, composta por representantes de órgãos da saúde, previdência e trabalho, para garantia da intersetorialidade e do atendimento, em sua integralidade aos trabalhadores. Historicamente, a CUT defende a saúde do trabalhador e acompanha os órgão de controle social no estado, fortalecendo, propondo ações, e cobranda de políticas públicas que atendam efetivamente aos interesses dos trabalhadores".

Após abertura do evento, conferência sobre "A importância e o papel da Comissão Intersetorial de Saúde do trabalhador e da trabalhadora para a formulação, avaliação, fiscalização da política de saúde no atual contexto do SUS",com dra. Ileana Neiva Mousinho, procuradora do trabalho seguida de debate com participantes e Geolípia Jacinto da Silva, presidenta do CMS/Natal e ex-coordenadora do CISTT/CMS-Natal.

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - CISTT, tem o propósito de assessoramento dos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Portanto, sua instalação é OBRIGATÓRIA e indispensável nos conselhos de saúde.

"Um seminário de fundamental importância para os trabalhadores e trabalhadoras do estado, no sentido de retomarmos a organização na CISTT, na perspectiva de melhoria da qualidade de vida e do trabalho, e para sensibilização e para que mais sindicatos e trabalhadores participem dos conselhos em seus municipio", pontua Francisca Nina, Secretária de saúde do trabalhador CUT-RN.

Também conhecida como saúde ocupacional, a saúde do trabalho engloba todas as adversidades e manifestações que afetam diretamente o trabalhador, enquanto estiver no seu processo de trabalho.

A Central Única dos Trabalhadores tem atuado historicamente na defesa do SUS desde sua fundação, sensibilizando e mobilizando a classe trabalhadora e incentivando da participação nos conselhos de saúde em âmbito nacional, estadual e municipal. Nesses espaços, a CUT tem pautado as demandas e necessidades de atenção à saúde da classe trabalhadora.