Escrito por: Concita Alves

CUT-RN realiza seu 15º Congresso Estadual nos dias 23 e 24 de Agosto

O 15º CECUT elegerá a nova direção estadual da entidade e definirá o plano de lutas para o período de 2023 a 2027

Com o tema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, a CUT-RN realiza, em Nísia Floresta, nos dias 23 e 24 de agosto, no Hotel Mardunas seu 15º Congresso estadual. A atividade contará com a participação de delegados(as) escolhidos na base das categorias, dirigentes sindicais de todo o estado, sindicatos filiados, oposições cutistas e federações. 

A expectativa é que participem do congresso cerca de 350 delegados(as) de todos os ramos do estado, além de secretários(as) da CUT Brasil, debatedores convidados e ouvintes.

O encontro celebra os 40 anos de luta da Central Única dos Trabalhadores, maior entidade sindical do Brasil, que aniversaria no próximo dia 28 de agosto. Na programação debates sobre conjuntura nacional, regimento interno, apresentação de teses do Caderno do Texto Base, culturais, e definição do calendário de lutas que deve nortear as pautas dos trabalhadores(as) nos próximos anos. Além de definir parâmetros de atuação, no congresso será realizada a eleição da nova diretoria estadual, que conduzirá a entidade entre 2023 e 2027.

 

Eliane Bandeira, professora, presidenta da CUT no Rio Grande do Norte por dois mandato consecutivos,  destaca que o 15º CECUT-RN, deve apontar questões para além do cotidiano sindical e que impactam a vida de toda a classe trabalhadora.

“Celebrar os 40 anos da CUT e realizar mais um congresso é um momento histórico para todos nós. Esse ano o congresso acontece em Nísia Floresta(RN), e na oportunidade iremos debater sobre as teses contidas no Caderno com os temas que transformam a vida de todos: direitos, educação, saúde dos trabalhadores. São dois dias de debates intensos para construir uma agenda de lutas e escolher a nova diretoria da CUT estadual,"  comenta Eliane Bandeira.

Durante o congresso da CUT-RN será eleita em conjunto com os ramos, os delegados(as)que estarão participando do 14º Congresso Nacional da CUT, nos dias 19 e 22 de outubro, deste ano, em São Paulo. Mais informações sobre os CECUT e o 14ºCONCUT, AQUI.

 Os CECUT's já estão acontecendo

Com o objetivo de  aprofundar o debate sobre a atual conjuntura o 14° CONCUT vai definir estratégias e elaborar um plano de lutas para fazer frente aos desafios que estão colocados para a classe trabalhadora, para o movimento sindical e para o povo brasileiro. Antes do CONCUT, ocorrem os Congressos das CUTs estaduais (CECUTs) em todos os estados da federação.

Em julho foram realizados os congressos estaduais da CUT Acre, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia, Ceará, Maranhão e CUT Paraná. Em agosto, ja aconteceram os congressos da CUT Pernambuco, CUT Amapá, CUT Rio Grande do Sul, CUT Sergipe.

Nesses dias (10 e 11) será a vez da CUT Píauí realizar seu congresso, seguida da CUT Goiás (11 e 12), CUT Rio de Janeiro (11 e 12), CUT Bahia (15 a 17), CUT Distrito Federal (18 a 20), CUT Minas Gerais (18 a 20), CUT Rio Grande do Norte m(23 e 24), CUT Mato Grosso do Sul (24 a 26), CUT Roraima (25), CUT Alagoas (25 e 26), CUT Espírito Santo (25 e 26), CUT Pará (25 e 26), CUT Paraíba (25 a 27), CUT São Paulo (25 a 27) e CUT Tocantins (26). Para fechar a agenda, o último CECUT será organizado pela CUT Santa Catarina, em 1º de setembro.