Escrito por: Concita Alves

CUT-RN realiza Plenária Estadual nos dias 27 e 28 de agosto, em Natal

Entidades sindicais vão debater conjuntura internacional, nacional, planos de lutas e estratégias, além da escolha de delegados para Plenária Nacional

A 17ª Plenária Estadual da CUT Rio Grande do Norte, vai ser realizada nos próximos das 27 e 28, em formato híbrido, reunindo lideranças sindicais do estado para debater estratégias e plano de lutas que serão levadas à 17ª Plenária Nacional da CUT "João Batista Gomes, o Joãozinho", que acontece em outubro, em São Paulo. 

De acordo com o secretário-Geral da CUT, Renato Zulato, o objetivo da Plenária Nacional é atualizar a estratégia política e organizativa Central diante da realidade dos trabalhadores e trabalhadoras, do movimento sindical no Brasil e no mundo.

“A conjuntura é de transformações sem precedentes no mundo do trabalho e, portanto, nos impõe desafios inéditos e ainda maiores. Nossa tarefa é construir respostas concretas para atualizar e fortalecer a organização e a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras”, afirma o dirigente.

A 17ª Plenária Estadual da CUT-RN vai homenagear "Maria do Socorro Albuquerque", ex funcionária da CUT-RN e mulher de luta, e tem como objetivo discutir e avaliar as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras nos últimos dois anos, além de escolher delegados e observadores que deverão participar da plenária nacional. A plenária estatutária é organizada por Eliane Bandeira, secretária geral da CUT-RN. 

A Plenária terá como um dos pontos de discussão o fortalecimento e o compromisso da CUT em defesa do povo brasileiro, em defesa da democracia e reconstrução do país após anos de ataques do governo Jair Bolsonaro (PL). 

Na programação mesas de debates, conjuntura estadual, nacional e internacional, estratégias e fortalecimento do plano de lutas para o próximo período, alteração estatutária bem como a recomposição da Direção Estadual. 

PROGRAMAÇÃO PLENÁRIA ESTADUAL DA CUT-RN

PRIMEIRO DIA(27/8/25)

13:30 – Abertura da sala virtual na plataforma ZOOM

13:30 – Acolhida das/os delegadas/os com músicas revolucionárias e slides com imagens das lutas da classe trabalhadora do Estado do Rio Grande do Norte

13:45 – Apresentação dos objetivos estratégicos

14:00 – Mesa de Abertura

15:00 -- Análise de Conjuntura: Internacional - Nacional – Estadual

15:45 – Inscrição e debate sobre as conjunturas (30m)

16:30 - Leitura, apreciação e aprovação do Regimento da Plenária (15m)

16:45 – Apresentação do texto base da 17º Plenária João Batista Gomes – Joãozinho - Lema: novos tempos, novos desafios

Temas:

Eixo 1 – Fortalecimento do Sindicalismo Cutista. Valorização da Negociação Coletiva e Atualização da Organização Sindical;

Eixo2 Protagonismo da CUT na Reconstrução e Transformação do Brasil, da Democracia, dos Direitos e da Soberania;

Eixo 3 – Intervenção da CUT na Reconstrução do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Combate à Desigualdade

17:30– Encerramento do primeiro dia.

SEGUNDO DIA - (28/08/25)

09:00 – Abertura da sala virtual na plataforma ZOOM

09:00 – Acolhida das/os delegadas/os com músicas revolucionárias e slides com imagens das lutas da classe trabalhadora do Estado do Rio Grande do Norte

09:15 – Apresentação das estratégias e plano de luta estadual e nacional;

10:00 – Abertura de inscrição para elaboração de estratégias e o plano de lutas para o próximo período;

11:00 – Aprovação de emendas ao texto base e moções;

11:45 – Recomposição da Direção Estadual;

12: 00 – Eleição dos delegados/as para a17ª Plenária Nacional da CUT Nacional;

12:30 – Encerramento