MENU

CUT RN presta solidariedade aos petroleiros/as em greve

Categoria está em greve desde o dia primeiro de fevereiro, em protesto e resistência contra a demissão massiva através do cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)

Publicado: 06 Fevereiro, 2020 - 16h15 | Última modificação: 06 Fevereiro, 2020 - 16h39

Escrito por: Redação CUT RN

Brasil de Fato
notice

A Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte presta solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobras que seguem em greve nacional, que teve início no último dia primeiro.

O motivo da greve é contra o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR) e a demissão de mil petroleiros e pelo o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Apesar das pressões da estatal tanto no Tribunal Superior do Trabalho (TST) quanto nas conversas individuais com os trabalhadores, a paralisação das unidades do Sistema Petrobras entra no sexto dia com mais adesões e com centenas de gestos de solidariedade de parlamentares, da sociedade e dos movimentos populares organizados.

Nas refinarias, terminais e demais áreas de produção da petroleira, a greve já atinge mais de 50 unidades, em 12 estados do país, mobilizando cerca de 18 mil de trabalhadores. Veja o quadro abaixo.



Solidariedade

A força do movimento e a determinação dos petroleiros de defender a Petrobras vêm atraindo a atenção e a solidariedade de parlamentares, representantes de movimentos populares e da sociedade em geral.

Por isso, nós da CUT-RN apoiamos a greve dos petroleiros e cobramos da Câmara Federal que trabalhe para conter a privatização da Petrobras.

 

Eliane Bandeira e Silva
Presidenta da CUT-RN