Escrito por: Concita Alves

CUT-RN participa de Ato em defesa da Greve Nacional dos servidores do INSS

Na pauta de reivindicação, estão a reposição salarial de 19,9%, a realização urgente de concurso público e a implantação de jornada de 30h para todos os servidores.

No último dia 23 de março os servidores e servidoras públicas federais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram entrar em greve em todo o país por tempo indeterminado. A greve configura-se numa luta fundamental em um momento em que o conjunto do quadro de profissionais deste órgão público vem sendo aviltado com desvalorização salarial e precarização intensa das relações e condições de trabalho.

Em Natal, nessa quinta-feira (5) de maio, dirigentes e sindicato realizaram em frente a agência do INSS, na rua Apodi, mobilização em apoio a luta dos trabalhadores da previdência social no Rio Grande do Norte.

Na pauta os servidores federais reivindicam o reajuste emergencial de 19,99% (perdas salariais dos últimos três anos), o arquivamento da PEC 32 (a chamada “reforma administrativa”) e a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, do “teto de gastos”.

 “Nós precisamos chamar os colegas para aderir à Greve Geral, lembrando também que os aposentados precisam entrar no movimento”, destacou Djalter Felismino, Diretor do Sindprevs-RN .

A mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho - Sindprevs-RN com o apoio da CUT e Centrais Sindicais. Participaram do ato Vereador Robério Paulino(PSOL), representante do mandato da Vereadora Divaneide Basílio(PT) e demais sindicatos de categorias. A CUT-RN participou através do Secretário de Administração e Finanças Irailson Nunes.

A CUT Brasil divulgou na terça-feira(3)  nota em defesa dos servidores do INSS. Em nota a Executiva Nacional da CUT diz que a greve é por dignidade, respeito, direitos dos servidores e também por melhores condições salariais e de trabalho para atender a população(Leia aqui: https://www.cut.org.br/noticias/cut-divulga-nota-em-defesa-da-greve-dos-servidores-do-inss-256f ).

Dados da representação sindical apontam que os atendimentos presenciais estão parcialmente suspensos em quase todas as agências do Estado e uma agenda com atos e mobilizações tem sido executada pelos servidores. Os beneficiários que deixarem de ser atendidos devido à greve devem usar o aplicativo Meu INSS para remarcarem os procedimentos para uma nova data.

O Comando de Greve formado pelo dirigentes e profissionais das categorias, informou que as atividades de mobilização seguem com as suas ações pelos postos de trabalho do INSS pelo estado.