Escrito por: Concita Alves

CUT-RN e FETARN repudiam o corte no orçamento do INSS em audiência pública

Durante audiência pública realizada em Caicó-RN, a CUT repudiou juntamente com a FETARN, o corte no orçamento do INSS e o desmonte da autarquia.

Fotos: Junior Pontes

Nesta terça-feira, 03 de maio, a Central Única dos Trabalhadores no RN (CUT/RN), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Norte (FETARN) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) repudiram durante audiência pública o corte do orçamento do INSS e o desmonte da autarquia federal.

 

Recentemente o Governo Federal vetou 988 milhões para o INSS e esse veto foi mantido pelo Congresso Nacional. A audiência proposta pelo vereador Julio Cesar (MDB), foi conduzida pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Caicó conjuntamente com a FETARN.

"Esse atual governo e sua trupe vivem de mentira desde o golpe da presidenta Dilma. Mentiram dizendo que se tirasse a Dilma resolveriam o problema do país e não resolveram, mentiram quando fizeram a reforma trabalhista que iam gerar empregos, mas não geraram, mentiram quando fizeram a reforma da previdência que iam ter mais envestimentos e não teve, mentiram recentemente quando tentaram aprovar a reforma administrativa pra melhorar o serviço público, mais outra mentira, ia piorar, diceram que o INSS ia melhorar com os sistemas online e piourou a vida dos direitos previdênciários dos trabalhadores e querem tentar ganhar as eleições de 2022 na base da mentira de novo, a classe trabalhadora não vai permitir isso", Jocelino Dantas, vice-presidente da CUT/RN e Secretário de Política Agrícola da FETARN.

Segundo Edjane Rodrigues, Secretária de Polítcas Sociais da CONTAG, "esse corte afetará ainda mais o que já está ruim no INSS, por exemplo, a inoperância quase que completa dos sistemas de requerimentos de beneficios, sem contar a falta de servidores que já não tem concurso desde de 2015, onde a maioria da agências se encontram praticamente fechadas por falta de servidores".

A vice-presidente e Secretária de Políticas Sociais da FETARN, Ana Aline Morais juntamente com todos os presentes, se solidarizou com a greve e lutas dos serviores do INSS nesse atual momento. O presidente da FETARN, Erivam do Carmo, parabenizou o Sindicato e o vereador pela iniciativa e lebrou da importância da Previdência Social para a maioria dos municípios da região do Seridó e sobre tudo a previdência rural e lembrou que o governo a todo momento tentar tornar o acesso aos direitos dos agricultores e agricultoras familiares.

VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

No total na Câmara dos Deputados, 220 deputados votaram a favor do veto do presidente, 107 votaram não, ou seja, contra e 1 se absteve somando um total de 328 deputados presentes. Dos 8 deputados do RN, votaram a favor do veto 6, que foram eles: Benes Leocádio, Carla Dickson, General Girão, Walter Alves e João Maia e votaram contra 2, que foram eles: Natália Bonavides e Rafael Motta, Beto Rosado não participou da sessão. No Senado o tema ainda não foi deliberado.