Escrito por: Concita Alves

CUT Rio Grande do Norte elege nova direção estadual para o quadriênio 2023-2027

A nova direção foi eleita ao final do 15º CECUT-RN, realizado em Nísia Floresta(RN) nos dias 23 e 24 de agosto, com a participação de quase 300 delegados(as)

Foto: Cedida

A nova direção da Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Rio Grande do Norte foi eleita, ao final do 15º CECUT, realizado no Hotel Mardunas, em Nísia Floresta(RN), nos dias 23 e 24 de agosto, com o tema:  “40 anos, Lutas, Direitos e Democracia que Transformam Vidas!”.

Depois de dois mandatos consecutivos, a atual presidente, Eliane Bandeira, passa a gestão para Irailson Nunes, metalúrgico e dirigente sindical.

Durante dois dias de  intensos debates sobre conjuntura nacional, grupos de trabalho e construção de agenda de lutas, cerca de 278 delegados e delegadas inscritas, no 15º Congresso Estadual da CUT/RN (CECUT), escolheram a nova diretoria, que tem a frente Irailson Nunes, atual secretário de administração e finanças da CUT-RN.

Das 189 entidades sindicais filiadas à CUT no estado, 110 participaram da eleição da nova diretoria, que teve duas chapas inscritas, sendo vencedora a chapa 1.

Liderada por Irailson Nunes, a chapa 1 obteve 197 votos. A chapa 2, liderada por José Nogueira, recebeu 81 votos. A composição da nova diretoria para o quadriênio 2023/2027, se dará respeitando os critérios democráticos e de proporcionalidade que regem a CUT, com representação dos principais ramos e paridade entre homens e mulheres. Durante o congresso, também foram escolhidos os 14 delegados(as) para participarem do CONCUT, que acontece em outubro, em São Paulo.

 

A diretoria da CUT-RN é composta por 36 cargos, respeitando a proporcionalidade. A chapa vencedora indica 13 membros da direção plena e 13 membros da direção executiva, cabendo à chapa que perdeu o pleito indicar outros 10 membros, sendo cinco da direção plena e mais cinco da direção executiva.

Até a proxima sexta-feira 1º de setembro, a CUT-RN deve informar os nomes que devem compor a nova diretoria, gestão 2023/2027. Até o momento, só foram divulgados: Irailson Nunes(presidente), Andreia Freitas(vice-presidenta), Eliane Bandeira (secretaria geral), Jocelino Dantas(Secretário de Administração e Finanças)e Alex Pontes(secretaria de comunicação).

NOVOS DESAFIOS

Eleito o mais novo presidente nesses 40 anos de vida da CUT-RN, Irailson Nunes chega disposto e chamando pra fortalecer a entidade.

“Assumindo essa função tão importante, que é a presidência da CUT/RN e tendo plena consciência de seu tamanho e de sua relevância social, pretendo construir um mandato coletivo, em que a organização sindical e a formação política serão os pilares essenciais para continuarmos transformando o mundo do trabalho no instrumento de luta e resistência em defesa dos direitos da classe trabalhadora do campo e da cidade. Desta forma, contribuindo para a reconstrução do nosso país”, comentou o novo presidente. 

Na divulgação do resultado da eleição, Irailson Nunes fez um breve discurso agradecendo a participação de todos e conclamando todos à fortalecer a entidade, destacando o papel combativo e de luta da CUT-RN, durante o período da pandemia e do governo genocida de Jair Bolsonaro (PL), além de destacar os 40 anos de luta, que fazem da CUT a maior central da américa latina. "É um momento histórico em que passado e presente se encontram, precisamos reafirmar o compromisso de continuar lutando na defesa intransigente dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora”, comenta Irailson Nunes.O novo presidente também agradeceu a todas as entidades e federações que participaram e construíram o 15º CECUT, finalizando com o agradecimento aos secretários nacionais da CUT Brasil: Daniel Gaio, Jandyra Uehara e Rosane Bertotti, pelo apoio na condução do Congresso.

“Só por meio da luta seremos capazes de diminuir as desigualdades e injustiças sociais cometidas contra a classe trabalhadora e a sociedade. A CUT é um instrumento que aglutina as diversas categorias de trabalhadoras e trabalhadores que encampam suas pautas visando a melhoria das condições de trabalho e de vida. Por isso, a Central Única dos Trabalhadores é imprescindível, pois lutamos por vidas”, enfatizou Irailson Nunes .

 Sobre Irailson Nunes

Irailson Nunes(41) nasceu em Umarizal/RN. Em 2002, iniciou na categoria dos metalúrgicos. Em 2007 entrou para a diretoria do Sindmetal-RN, e em 2014 assumiu a presidência da entidade. Atualmente é Vice-Presidente da Federação (FIMETAL), diretor da CNM-CUT e desde 2019, é secretário de administração e finanças da CUT-RN.