CUT recebe comenda em 6º Congresso da FETRAF-RN

Eliane Bandeira recebeu a Comenda "Eliziel Barbosa da Silva", sendo reconhecida como pessoa que contribuiu com a Federação

Publicado: 24 Julho, 2019 - 10h45 | Última modificação: 24 Julho, 2019 - 11h30

Escrito por: Redação CUT/RN

FETRAF-RN

O 6º Congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF/RN) começou nesta terça-feira (23) e segue até amanhã (25), em São Paulo do Potengí, município distante 82,8 km de Natal/RN, o seu 6º Congresso Sindical e Feira da Agricultura Familiar Potiguar. No momento da abertura, a CUT e outras entidades estiveram presentes.

O tema do congresso este ano é "Em um país de retrocesso, somos resistência", o evento reunirá centenas de Dirigentes Sindicais de todas as regiões em atuação da FETRAF no estado do Rio Grande do Norte. A programação contará com uma homenagem especial pelos 15 anos de fundação da FETRAF/RN e aos Companheiros e Companheiras que ao longo deste período contribuíram com a Federação, os quais receberão a Comenda "Eliziel Barbosa da Silva".

Na oportunidade, a presidenta da CUT, Eliane Bandeira, recebeu a Comenda Eliziel Barbosa da Silva, dedicada aos companheiros e companheiras que contribuíram com a construção da federação. Além dela, outras pessoas estiveram presentes na mesa como o coordenador geral da CONTRAF-Brasil, Marcos Rochinski; Fátima Torres, da CECAFES; coordenadora Adjunta da SETHAS, Joseane; Alexandre Lima da SEDRAF e outras entidades.

Durante o congresso, mesas de debates sobre os seguintes temas serão destaques dentro da programação: conjuntura, organização sindical e agricultura familiar; organização da produção e comercialização.

As seguintes Oficinas Temáticas embasarão o debate e apresentarão propostas norteadoras para que a FETRAF/RN execute ao longo do próximo mandato que é de 4 anos.

Os temas que serão abordados nas oficinas temáticas são: formação e gênero (Juventude, Mulheres e Terceira Idade); organização da produção, comercialização e cooperativismo; organização sindical e previdência; políticas sociais; política agrícola, agrária e meio ambiente.

Para além da programação, simultaneamente acontece a Feira da Agricultura Familiar Potiguar localizada em frente ao local de realização do Congresso, no CEMTRAF, com diversos produtos dos agricultores e agricultoras da Região Potengí e demais regiões. Por fim, no terceiro e último dia de Congresso, ocorrerá à eleição e posse da nova diretoria da FETRAF/RN que terá mandato compreendido de 2019 a 2023.