CUT e movimentos sociais participam da última plenária do PPA/RN-Participativo
Sustentabilidade, segurança, saúde, educação, emprego e renda para jovens e mulheres. Mais de 200 mil pessoas já acessaram a plataforma
Publicado: 06 Julho, 2023 - 11h46 | Última modificação: 06 Julho, 2023 - 12h14
Escrito por: Concita Alves

Nas últimas semanas os estados brasileiros vivenciam momentos de participação social por meio das Plenárias Territoriais do Plano Plurianual. A discussão do PPA no terceiro mandato do governo Lula trouxe como novidade a ampliação da participação popular na discussão do orçamento.A CUT-RN tem participado das plenárias do PPA-RN/Participativo, através de Eliane Bandeira e Jocelino Dantas, presidenta e vice presidente, além de secretários estaduais.
No Rio Grande do Norte, a última etapa do PPA-RN Participativo, ocorrerá em Natal, nesta sexta-feira, dia 7, às 15h, na UERN. Com o objetivo de ouvir as demandas da sociedade civil, conselhos estaduais e municipais, movimentos sociais e lideranças, o governo estadual percorreu nove territórios potiguares, escutando a voz ao povo na construção do Plano Plurianual 2024-2027, buscando promover um desenvolvimento sustentável e valorizar a participação popular.
Com três eixos norteadores, o Plano Plurianual é um instrumento de planejamento do executivo, com duração de quatro anos, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública. A intenção é tornar o planejamento mais próximo das necessidades da população, com a participação ativa dos cidadãos
O lançamento do PPA no estado, aconteceu em 25 de maio, e contou com a presença dos ministros Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e reuniu mais de 2 mil pessoas representando diversos segmentos sociais.
PPA/RN-PARTICIPATIVO
A primeira plenária ocorreu no IFRN Campus São Paulo do Potengi, com a participação de mais de 200 pessoa. Nessa ocasião,destacou-se as prioridades do município, como segurança, infraestrutura, saúde e educação. Outras plenárias ocorreram em Canguaretama, no Agreste potiguar, e em João Câmara, onde líderes de movimentos de assentados, indígenas, pescadores, a comunidade estudantil e representantes do poder público discutiram as demandas locais.
No Território Seridó, em Caicó, houve uma significativa participação de jovens e estudantes, que apresentaram propostas voltadas para o combate às drogas, programas de emprego e renda para jovens e mulheres, e investimentos em equipamentos culturais. A plenária do território Trairi, realizada no município de Santa Cruz, reuniu representantes de movimentos sociais, associações de produtores rurais e importantes lideranças, onde a população apresentou diversas demandas. Entre as principais solicitações estavam a integração do sistema de saúde, a melhoria das estradas para o escoamento da produção local e o fortalecimento da agricultura familiar. Além disso, foi destacada a importância da valorização e proteção das pessoas LGBTQIA+, com a necessidade de políticas públicas inclusivas.
Em Lajes, o encontro teve a participação das comunidades pesqueiras dos Territórios Sertão Central, Cabugi e Litoral Norte. Foram destacadas a necessidade de investimentos e infraestrutura para fortalecer a atividade pesqueira, a criação de uma indústria de beneficiamento do pescado, alternativas para minimizar os impactos dos parques eólicos, a melhoria das estradas, o déficit habitacional em Macau, a geração de empregos para a juventude, a reabertura da UERN e a implantação de um hospital regional. A 7ª plenária, aconteceu no Território Alto Oeste, em Pau dos Ferros. Questões como segurança hídrica, cultura do mel, agricultura familiar, agroindústria de beneficiamento de pescado e educação no campo foram destacadas.
No Sertão do Apodi, houve uma marcante presença de representantes das comunidades rurais. Entre as principais reivindicações estavam o fomento à economia solidária, segurança alimentar, fortalecimento da EMATER, melhoria da educação na zona rural e apoio à cadeia produtiva do leite. Infraestrutura, saúde pública, assistência estudantil e segurança também foram temas abordados.
Na Plenária Territorial Açu-Mossoró, realizada em Mossoró, as propostas voltadas para a área da Educação ganharam destaque. A educação inclusiva foi enfatizada, com propostas como a criação de uma central de Libras e a implementação de escolas bilíngues. Além disso, a duplicação da BR 304 foi uma das principais demandas apresentadas.
Além das plenárias presenciais, a participação também é possível por meio do aplicativo “RN Participativo”.
SERVIÇO: Plenária PPA/RN - Participativo
O QUE: Plenária Terras Potiguaras
CREDENCIAMENTO PRESENCIAL: 7 de julho das 8h às 9h30
ONDE: UERN Zona Norte, Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419, bairro Potengi
DATA DA PLENÁRIA: 7 de julho, das 15h às 18h
OUTRAS INFORMAÇÕES: https://participativo.rn.gov.br/ppa-rn