MENU

CUT Brasil elege nova Direção Executiva para o quadriênio 2023/2027

Sergio Nobre e Juvândia Moreira releitos com nova diretoria. O RN compõe a gestão através de Josana de Lima

Publicado: 24 Outubro, 2023 - 12h30 | Última modificação: 24 Outubro, 2023 - 12h50

Escrito por: Concita Alves

Fotos: Letícia Alves e Dino Santos
notice

Na noite do último sábado (21), durante o 14° Congresso Nacional da CUT (CONCUT), foi eleita a nova diretoria executiva da entidade que atuará nos próximos quadriênio, (2023 a 2027).O Rio Grande do Norte participou ativamente dos diálogos, plenárias e construções através de sua delegação composta por 83 dirigentes sindicais, federações e observadores de diversos ramos de trabalhadores(as).

Reeleito para o segundo mandato na CUT Brasil, o metalúrgico do ABC Sérgio Nobre e a bancária Juvândia Moreira, vice-presidência, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). No 14º CONCUT também foram criadas quatro novas secretarias: Economia Solidária; LGBTQIA+, Transporte e Logística e Aposentados, Pensionistas e Idosos.

Irailson Nunes, metalúrgico, presidente da CUT-RN,comenta sobre as pautas do CONCUT, o novo mundo do trabalho e da necessidade de proteção a classe trabalhadora.

" O 14° Congresso Nacional da CUT (CONCUT) foi um momento de muito debate sobre a atual conjuntura econômica e política (nacional e internacional). Debatemos acerca de diversos temas relacionados ao mundo do trabalho, que são de suma importância para a sociedade, que nos coloca como missão a necessidade de repensar o modelo de organização Sindical que nos tornem mais efetivos juntos à classe trabalhadora, entendendo as transformações que o mundo do trabalho passa diante dos avanços tecnológicos. É preciso pensar formas de proteção aos trabalhadores que estão submetidos as novas formas de exploração, que são as plataformas digitais, que visam somente aumentar as suas margens de lucro, sem levar em consideração a vida e a dignidade das pessoas. Portanto, proteger as trabalhadoras e os trabalhadores é garantir justiça social".

A Secretaria-Geral da CUT Brasil estará sob o comando do representante do ramo químico, Renato Zulato e secretaria adjunto de administração e finanças, será conduzida pela Potiguar, Josana Lima, coordenadora geral da CONTRAF Brasil e diretora da FETRAF-RN, que aponta a grandeza e importância do 14º CONCUT e dos 40 anos da CUT, na defesa dos interesses dos trabalhadores rurais e da democracia.

"Nesses 40 anos completados, os trabalhadores e trabalhadoras rurais estiveram presentes e atuante na maior Central da América Latina e esse congresso onde os rurais estava representado por uma grande delagação, saímos muito felizes, no sentido de dizer que a gente tá de fato na retomada de nossos direitos, e da reconstrução de nosso país. Na atual realidade do mundo trabalho, seja rural ou urbano, a conjuntura e suas novas formas de organização tem gerado um grande contingente trabalhadores na informalidade, em plataformas digitais, com contratos ativos como a gente tem acompanhado, e que modifica as nossas relações de trabalho, gerando impacto na força e organização dos sindicatos."

Com a volta de um governo progressista ao poder, os novos desafios surgem, além dos velhos e da missão de organizar a luta com o objetivo de restituir aos trabalhadores(as) do que foi retirado da classe em relação aos direitos. A secretária geral e ex-presidenta da CUT-RN, Eliane Bandeira, comenta sobre pautas, a organização e agendas de lutas definidas para os próximo quadriênio.

“O 14º CONCUT aconteceu em um momento histórico para a classe trabalhadora, momento de reconstrução do nosso país e retomada direitos. Sabemos que a rua será nosso espaço de luta. A marcha para Brasília que está prevista para o 1° semestre de 2024 tendo como principais pautas: a revogação da reforma trabalhista, da terceirização e contra a PEC 32 pedem ações de unidade da classe trabalhadora. A missão nos foi dada agora é organizar a classe trabalhadora e organizar a luta”.

A história de luta e construção da CUT, é também a história dos movimentos, dos sindicatos e dos avanços para conquistas de tempos melhores. Jocelino Dantas, secretário de administração e Finanças da CUT-RN, resalta a importância do 14º CONCUT.

“Pra mim foi um momento ímpar, de reflexão, de construção e encaminhamentos dos rumos do movimento sindical Cutista e nesta perspectiva foi muito rico os debates, trazendo temas centrais, como, por exemplo, a organização sindical pautada na negociação coletiva e no financiamento aprovado em assembleia dos Sindicatos, na autonomia sindical e organização por ramos e por local de trabalho”.

Nova diretoria da CUT Nacional

Presidente: Sergio Nobre

Vice-Presidenta: Juvandia Moreira

Secretário-Geral: Renato Zulato

Secretário-Geral Adjunto:Aristides Veras

Secretário de Administração e Finanças:Ariovaldo de Camargo

Secretária-Adjunto de Administração e Finanças:Maria Josana de Lima Oliveira

Secretário de Relações Internacionais:Antônio de Lisboa Amâncio Vale

Secretário-Adjunto de Relações Internacionais: Quintino Marques Severo

Secretário de Assuntos Jurídicos:Valeir Ertle

Secretária de Comunicação: Maria Godoi de Faria

Secretário-Adjunto de Comunicação: Tadeu de Brito Oliveira Porto

Secretário de Cultura: José Celestino Lourenço

Secretário-Adjunto de Cultura:José de Ribamar Barroso

Secretária de Formação: Rosane Bertotti

Secretária-Adjunta de Formação: Sueli Veiga de Melo

Secretária de Juventude: Cristiana Paiva Gomes

Secretário de Relações de Trabalho: Sergio Ricardo Antiqueira

Secretário-Adjunto de Relações de Trabalho: Pedro Armengol

Secretária da Mulher Trabalhadora: Amanda Gomes Corsino

Secretária de Saúde do Trabalhador: Josivania Ribeiro Cruz Souza

Secretária-Adjunta de Saúde do Trabalhador: Elida Rachel Miranda Sousa

Secretário de Meio Ambiente:Daniel Gaio

Secretária de Mobilização e Relação com os Movimentos Sociais: Rosalina do Socorro Ferreira Amorim

Secretário Adjunto de Mobilização e Relação com os Movimentos Sociais:Milton dos Santos Rezende (Miltinho)

Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos:Jandyra Uehara

Secretária de Combate ao Racismo:Maria Julia Reis Nogueira

Secretária-Adjunta de Combate ao Racismo:Nadilene Nascimento de Sales

Secretária de Organização e Política Sindical: Maria das Graças Costa

Secretário-Adjunto de Organização e Política Sindical: Eduardo Guterra

Secretário LGBTQIA+:Walmir Siqueira

Secretário dos Aposentados, Pensionistas e Idosos:Ari Aloraldo Nascimento

Secretário da Economia Solidária:Admirson Medeiros Ferro Jr (Greg)

Secretário de Transportes e Logística:Wagner Menezes (Marron)

Direção Executiva

Aline Marques Borges Alves

Antonio Luiz Fermino

Cláudio da Silva Gomes

Maria Eduarda Quiroga Pereira (Duda)

Esteliano Pereira Gomes Neto

Francisca Trajano dos Santos

Geralda Godinho de Sales

Ismael Jose Cesar

Ivonete Alves

Janeslei Albuquerque

Juliana Salles de Carvalho

Mara Feltes

Marcelo Rodrigues

Elzilene do Nascimento Pereira

Neiva Maria Ribeiro dos Santos

Rene Marcos Munaro

Silvana Prestes Rodacoswiski