Crescimento das bancadas municipais no RN reaviva a luta dos Trabalhadores(as)

Com 54 candidaturas progressistas eleitas os potiguares querem fortalecer a democracia e a luta por direitos sociais e trabalhistas

Publicado: 11 Outubro, 2024 - 14h44 | Última modificação: 17 Outubro, 2024 - 10h43

Roberto Jayme/TSE

A bancada progressista do Rio Grande do Norte registrou crescimento nas Eleições Municipais de 2024, com a vitória nas urnas de  1 prefeitura, 8 vice-prefeituras e 41 vereadores, crecendo de 20 vereadores eleitos em 2020, para 54 mandatos comprometidos com as pautas da classe trabalhadora e questões sociais no Rio Grande do Norte.

No próximo dia 27 de Outubro, o Brasil volta as urnas para o segundo turno das eleições e escolha de prefeitos e prefeitas de 52 municípios brasileiros, entre eles 15 capitais. Natália Bonavides (PT) e Paulinho Freire (União) irão disputar o 2º turno da eleição para a prefeitura da capital potiguar. Com 100% das seções totalizadas do primeiro turno das eleições em Natal, Natália conquistou 110.483 votos (28,45%) e  Freire recebeu 171.146 votos (44,08% dos votos válidos). Em terceiro, Carlos Eduardo Alves (PSD), com 23,77%. A abstenção foi de 145.176 (25,22%).

Com seus mais de 575 mil eleitores aptos a votar em Natal, o que está em disputa na Capital Potiguar, no segundo turno, são os votos das pessoas que não foram às urnas no 1º turno, visto que entre as cidades do estado, Natal teve o maior índice de abstenção desse ano, com 25,22% de faltosos.

Quem não votou no primeiro turno e ainda não justificou a ausência pode votar no dia 27.

Veja lista de representantes de trabalhadores(as) eleitos no Estado

Das 29 vagas vagas disputadas em Natal para vereador no 1 º turno, quatro foram preenchidas pela Federação: Daniel Valença(PT), Brisa Brachi(PT), Samanda Alves(PT) e Herbert Sena (PV). Suplentes no estado: Júlia Arruda(PCdoB), Carlos Silvestre, assessor do SINTRO/RN e CNTTL(Natal), Alex Pontes, secretário de Comunicação da CUT-RN(Santo Antônio) e Dany Guedes secretária de cultura da CUT-RN(Caicó).

No estado o número é bem expressivo. Um levantamento de candidaturas eleitas realizado por dirigentes sindicais do estado e federações de trabalhadores da administração pública e da agricultura familiar, aponta lista com 54 candidatos(as) eleitos para prefeito(a), vice e vereador(a) nas eleições municipais de 2024 no RN.

A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM-RN), de Mossoró(RN), informa que ao todo 7 eleitos, entre os eleitos em cada município estão: a Vice-Prefeita de Patu(RN) -Lucélia Ribeiro, e os Vereadores(a) - Braz Brito (São João do Sabugi/RN), Lairtom Vianna (Barauna/RN), Lindalice Carlos(Lucrécia/RN) e Ibinha (Upanema/RN), Marleide Cunha e Pluvia Oliveira(Mossoró/RN)

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares - FETARN, informa que ao todo foram 20 vereanças, 1 prefeitura e 2 vice. Assim sendo: região do Seridó ( 08 vereadores/as). Na região do Trairi ( 05 vereadores/as). No canavieiro ( 01 vice prefeito e 01 vereador). Na região do Mato Mato Grande (1 vereadora e 1 prefeito). Nas cidades de Assu e Mossoró - 02 vereadores. No Médio Oeste (2 vereadores) e no Alto Oeste (1 vereadora).

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte/ FETRAF-RN, informa que ao todo foram eleitos 14, sendo 9 vereadores (as) nos municípios de: Antônio Martins, Bento Fernandes, Frutuoso Gomes, José da Penha, Rafael Godeiro, Riachuelo, Santo Antônio, São Paulo do Potengi e Cerro Corá; E 5 vice prefeitos(as): Nos municípios São Miguel do Gostoso, Santo Antônio, Riacho de Santana, Felipe Guerra, Brejinho e Janduís.

É preciso que o eleitor tenha em mente que as eleições municipais são um importante momento da democracia para que a classe trabalhadora possa escolher quem vai administrar a cidade em que vive. Sob este aspecto a Central Única dos Trabalhadores (CUT) publicou a sua Plataforma Eleitoral em que elenca 13 pontos fundamentais, definidos a partir do debate interno na direção da entidade, que devem ser observados na hora de registrar o voto nas urnas eletrônicas.( LINK PLATAFORMA)