Escrito por: Concita Alves
José Teixeira vive. A chapa da professora Fátima Cardoso foi reeleita com 70,27% dos votos válidos
Já passava das 23h, da sexta-feira (10), quando a comissão eleitoral anunciou o resultado oficial das eleições para escolha da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação/ Sinte-RN.
A chapa 1 – José Teixeira foi eleita com 6929 votos, e vai assumir a diretoria do sindicato no próximo quadriênio 2022-2026. O processo eleitoral teve expressiva participação da categoria com três chapas na disputa do maior sindicato do Estado do Rio Grande do Norte.
Para o Professor Enock Vieira, “O resultado dessa eleição expressa também o reconhecimento ao legado do saudoso professor José Teixeira, coordenador geral do Sindicato, homenageado com o nome da chapa vencedora, e ao trabalho que vem sendo realizado pela diretoria nas gestões anteriores”.
A eleição aconteceu no dia (9) de junho, em todo o estado, com urnas móveis e fixas. Na ocasião, também foram definidos os novos membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal da entidade que vão assumir o exercício de Mandato Sindical no quadriênio 2022-2026.
A nova diretoria tem coordenação geral composta pelos educadores Bruno Vital, Rômulo Arnaud e Fátima Cardoso, que discursou para os presentes logo após a divulgação dos resultados.
Confira abaixo os números:
- Chapa 1 (Reeleita) - 6.929 votos (70,27%)
- Chapa 2 (2° lugar) - 2.170 votos (22,01%)
- Chapa 3 (3° lugar) -762 votos (7,73%)
- Votos Brancos - 96 votos (0,94%)
- Votos Nulos - 222 votos (2,18%)
Quem é a Fátima Cardoso
Fátima Cardoso, nasceu no sítio Camarão, em Serrinha dos Pintos, à época município de Martins/RN, é filha do agricultor Raimundo Nonato de Oliveira e da dona de casa Terezinha Maria da Conceição. Cursou o primário na escola Reunida em Serrinha dos Pintos. Na escola, Fátima mergulhou nos livros da única biblioteca existente no município. Monteiro Lobato foi seu autor preferido na infância. A tradição católica da família levou a participar da Pastoral da Juventude do Meio Popular, o que sedimentou seus valores e princípios mantidos até hoje.
Militância Sindical
Fátima Cardoso começou a militância no movimento estudantil, dos grêmios estudantis até o Diretório Central dos Estudantes da Universidade- DCE. Já como profissional, iniciou sua luta auxiliando na organização da primeira greve geral da educação promovida pela Confederação dos Professores do Brasil- CPB, Em 1979, durante a ditadura militar.
Ainda cursando Pedagogia assumiu a vice-presidência da Associação de Supervisores (ASSERN). Neste contexto representou o estado no Fórum Nacional Em Defesa e Promoção da Educação Pública. Este evento gerou diretrizes que só hoje estão sendo conquistadas, como a luta pelo Piso Nacional e os 10% do PIB para a educação. No período pré-constituinte de 1988 foi uma das representantes do movimento sindical em audiências públicas promovidas pela câmara federal e entidades que constituíam o Fórum Nacional Constituinte.
Foi uma das principais defensoras da unificação dos Trabalhadores em Educação e da consequente formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação-CNTE, fazendo parte da sua primeira diretoria. Com a CNTE formada, Fátima se dedicou à unificação dos trabalhadores em educação no RN e vencida esta etapa, assumiu também a diretoria do novo sindicato, o Sinte-RN. Paralelo a isso, ela também atuou como dirigente da Central Única dos Trabalhadores do RN- CUT.
Hoje, é Coordenadora Geral do SINTE/RN, e segue lutando em defesa da educação.