RN: Natal e Mossoró realizam Atos do 1º de Maio "Por um Brasil mais Justo"

Atos políticos-culturais aconteceram em Natal e Mossoró. Entre as pautas deste ano, está a defesa de empregos em condições dignas

Publicado: 02 Maio, 2024 - 11h46 | Última modificação: 02 Maio, 2024 - 13h24

Fotos: Assessoria CUT-RN

Por um Brasil mais justo foi a bandeira que os trabalhadores e trabalhadoras no Rio Grande do Norte levaram as ruas, nos atos de Natal e Mossoró, neste 1º de Maio - Dia Internacional do Trabalhador.

As reivindicações da classe trabalhadora pautam a reconstrução plena dos direitos trabalhistas, através das leis e diretrizes que promovam empregos decentes, com recomposição da renda perdida na última década, igualdade salarial entre gênero e raça, aposentadoria digna, valorização do servidor público que atua na ponta das políticas públicas, e a correção da tabela do Imposto de Renda, especialmente para quem ganha menos.

Os atos no Rio Grande do Norte reuniu centenas de trabalhadores(as), entidades, CUT, Centrais Sindicais, Frente Brasil popular, Frente Povo sem Medo, Movimentos Spciais e Mandatos populares.

“o 1º de maio é o dia internacional de luta da classe trabalhadora. É dia de fortalecer a luta dos trabalhadores(as) brasileiros(as), e de pautarmos um futuro de dignidade e justiça social, com empregos em condições decentes, por uma aposentadoria digna, pela correção da tabela do imposto de renda, pela valorização do serviço público, pela defesa de salários iguais para funções iguais", defende Irailson Nunes, presidente da CUT-RN.

O dia do trabalhador(a) surge das lutas incansáveis da classe de trabalhadores(as) por direitos, no seculo XIX. O surgimento da ideia de classe social, como modelo de organização das sociedades humanas, veio com Marx, pensador alemão do século XIX.

"O 1º de Maio simboliza a luta social do povo trabalhador pela garantia de direitos perdidos desde o golpe de 2016. A função das entidades sindicais e centrais é a de organizar a luta e ocupar as ruas por direitos. A reconquista e ampliação dos direitos é fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras, e que o governo encontre um paralelo na abertura em dialogar com as categorias de servidores e trabalhadores em greve, pontua Eliane Bandeira - secretária geral da CUT-RN.

Autor do Manifesto Comunista, Marx percebeu que cabia somente aos trabalhadores e trabalhadoras a capacidade de transformar o mundo em que vivemos , em um lugar mais justo e digno.

"O nosso ato foi bonito. Foi o segundo ato de 1° de Maio que a classe trabalhadora foi as ruas perante um governo democrático. Fomos às ruas lutar por mais empregos, moradia digna, pelo fim da violência e o racismo com a população negra, por reforma Agrária. Enfim, por todas as pautas defendidas pela classe trabalhadora do Campo e da cidade. Foi um momento importante de reafirmação de nossa luta enquanto representantes das categorias" comemora Alex Pontes - secretário de Comunicação da CUT-RN.

Uma das bandeiras de luta da Central Única dos Trabalhadores é a promoção de condições de trabalho com remuneração adequada, liberdade, equidade, segurança, e capaz de garantir vida digna.

"Foi um momento em que todo o Brasil esteve mobilizado pelas pautas em torno da dignidade dos trabalhadores e das trabalhadoras do país e Mossoró, como uma das cidades mais importantes do Rio Grande do Norte, também fez coro a este movimento nacional, destacando a unificação das instituições e movimentos sociais e sindicais, fortalecendo assim a luta da classe trabalhador, reforça Mateus Aquino, secretário de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais da CUT-RN.

Veja como foi o 1° de Maio em todos os 26 estados e no Distrito Federal.