Brigadas Digitais da CUT/RN realiza o primeiro experimento nas redes

Publicado: 29 Novembro, 2021 - 12h36 | Última modificação: 29 Novembro, 2021 - 12h52

Escrito por: Concita Alves | Editado por: Joan Pedro

Com o objetivo de ocupar o mundo digital e as redes sociais, de maneira articulada e organizada, para lutar pelos direitos da classe trabalhadora, combater fake News, derrotar a extrema direita e o bolsonarismo, nasceu o O Projeto Mutirão de Formação em Comunicação – Brigadas Digitais da CUT.

Estruturado em três etapas as Brigadas Digitais, foram criadas na perspectiva da educação  para os meios digitais, e irá proporcionar conhecimentos práticos em comunicação digital e em redes sociais para as diversas categorias de trabalhadores facilitando a comunicação e o uso diário nas redes.

Na primeira etapa, o projeto irá fortalecer os formadores em comunicação popular digital, a segunda etapa será de formação de organizadoras/es de brigadas e a terceira é a organização das Brigadas Digitais das CUT.

Alex Pontes, Facilitador e Secretário de Comunicação da CUT-RN, comenta como está sendo as Brigadas: Iniciamos esse processo formativo do projeto de brigadas digitais da CUT, com nossa turma do RN no último dia 17/11 e durante as próximas 3 quartas-feiras, iremos participar dessa importante ação que visa, organizar o mutirão de comunicação popular. São momentos de organização e preparação de enfrentamento as redes de fake News liderada pelo bolsonarismo. Seremos uma grande rede de comunicação, que irá enfrentar esse método rasteiro de “ganhar” a narrativa politica brasileira. Seremos sim, verdadeiros “combatentes” para levar a verdadeira informação a classe trabalhadora e a população em geral.”

Cada uma dessas etapas terá um público e uma jornada específica, preparada estrategicamente para que possamos alcançar o nosso principal objetivo. Em natal, já estamos nos preparando para a terceira oficina. No último encontro, 24, os participantes foram desafiados para um exercício prático no Twitter, e o resultado animou toda turma. Ao todo estão programados 4 encontros virtuais, veja o calendário:

CALENDÁRIO PROJETO BRIGADAS DIGITAIS DA CUT - TURMA RN

Módulo 1(17/11) – Conjuntura, comunicação e disputa de hegemonia e Oficina de WhatsApp.

Módulo 2(24/11) – História e ascensão da nova direita nas redes sociais e Oficina de Twitter.

Módulo 3(01/12) – Organização e resistência nas redes sociais e Oficina de Facebook.

Módulo 4 (08/12) – Ferramentas e técnicas de segurança nas redes sociais e Oficina de Instagram e Tik Tok

No Rio Grande do Norte, foi iniciada na ultima quarta-feira(17), com facilitação de Alex Pontes, Secretário de Comunicação da CUT-RN,  a primeira etapa das Brigadas Digitais e será continuada, amanhã, 24 de Novembro.

Eliane Bandeira, Presidenta da CUT, disse estar surpresa com o rendimento, “Não é fácil depois de um dia de trabalho intenso, de tantas correrias, chegar em casa e entrar em mais uma reunião virtual. Porém é esse o diferencial das Brigadas Digitais, a facilitação e a comunicação popular desvendando as tecnologias para uso eficiente do trabalhador na derrubada da extrema direita e bolsonarismo. Me surpreendi também, com a leveza dos contéudos, o repasse  e a metodologia utilizada, são totalmente inclusivos.”.

A turma das brigadas no RN, possui cerca de 30 “Brigadista”, de diversos segmentos e regiões do estado do RN, recebeu na primeira oficina técnicas e conteúdos relacionados ao uso eficiente do whatssapp. Ao final, todos os participantes, avaliaram o primeiro dia das Brigadas e expuseram as impressões sobre a Oficina.