RN: Ato do 1º de Maio marca a resistência dos trabalhadores pós governo Bolsonaro

Em Natal, o sol forte e as altas temperaturas, não atrapalhou a programação do Ato Unificado, que aconteceu as 13h, nas Rocas

Publicado: 02 Maio, 2023 - 13h05 | Última modificação: 02 Maio, 2023 - 13h56

Foto: Concita Alves

Após seis anos de desconstrução das políticas públicas e do desfacelamento das conquistas dos trabalhadores(as), o  1º de  Maio, dia do Trabalhador e da Trabalhadora, volta a ser histórico em várias cidades do país.

Pelo quinto ano consecutivo, o ato unificado das centrais sindicais no Rio Grande do Norte, foi organizado pela CUT, CTB, CSP Conlutas, Pública e Intersindical, em comemoração ao dia do Trabalhador e da Trabalhadora, e teve como mote: "Emprego, Direitos, Renda e Democracia".

Em Natal, o ato Político Cultural do 1º de Maio, aconteceu na rotatória do samba, nas Rocas, nessa segunda-feira (1), com falas dos participantes, dirigentes sindicais, federações, deputado federal Fernando Mineiro e deputada estadual Divaneide Basílio(PT), dos vereadores Robério Paulino(PSTU) Brisa Bracchi e Daniel Valença(PT).

Em seguida, aconteceram as apresentações artísticas, de cordel, e shows com Pretta Soul e Banda, Mestre Heriberto Zorro e convidados : Fernandinho Régis, Carlinhos Zens, Denise, Babá Cláudio, entre outros.

O maior ato das centrais, aconteceu em São Paulo(SP),  no Vale do Anhangabaú, com a participação do presidente Lula, que anunciou a volta da política de valorização do salário mínimo, e que nos governos do PT valorizou 74% acima da inflação, e o novo valor de R$ 1.320 a partir deste mês de maio. Lula reforçou o importante papel do piso nacional na retomada da economia.

Na defesa dos direitos, as centrais sindicais mobilizaram as suas bases nesse 1º de Maio, com materiais que destacaram 15 pautas prioritárias.