Ato com categorias e movimentos reivindica direito ao transporte público em Natal

Publicado: 19 Abril, 2022 - 13h03 | Última modificação: 19 Abril, 2022 - 13h15

O Diretório Central dos Estudantes, DCE-UFRN, juntamente com entidades, movimentos sociais, centrais e sindicatos de trabalhadores em greve, convocam ato unificado para quarta-feira, 20 de Abril, com concentração às 14h na Praça Pedro Velho(Praça cívica), Petrópolis, em Natal.

“Mobilidade urbana não é barganha, a luta é pelo retorno de 100% da frota de ônibus e para dizer não ao aumento da tarifa”, comenta Mara Faria, universitária e representante do Movimento Brasil Popular.

O tema do ato  é “Pelo Direito ao Transporte Público” , além das pautas que fortalecem essa data, como a luta das categorias da saúde, educação que estão em greve no município de Natal. O ato também tem como pauta a luta dos movimentos por moradia digna na cidade, organizada pelo  Movimento de Luta por Moradia Popular - MLLP e Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB, que vem construindo resistência frente as ações de despejos realizadas pela prefeitura do Natal.

“Na cidade tá tudo fora da ordem”, a prefeitura não pensa a cidade para o povo, mas para empresários. Continua: “O ato é  pelo direito ao transporte público na cidade do Natal, pela volta das linhas de ônibus, pela luta por moradia digna e contra os despejos. Além da  luta por reajustes e data base de diversas categorias como saúde e educação em greve na capital”.

Mara Faria – Universitária -  Movimento Brasil Popular.

Com a diminuição da frota que circula na cidade, surgem problemas como superlotação, atrasos constantes e ausência de linhas de ônibus em bairros periféricos da capital gerando insatisfação dos usuários. Desde o início da pandemia, em 2020, 28 linhas foram retiradas de circulação, desassistindo diversas comunidades.

No site da prefeitura do Natal, consta que na cidade circulam 80 linhas de ônibus, operadas em regime de concessão. No painel de monitoramento de frota, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal – STTU, consta que apenas 66 linhas atendem toda a cidade.

Em postagem nas redes sociais o DCE informa que “Desde o início da pandemia, a prefeitura de Natal mantém apenas 50% da frota em funcionamento. Além disso, o SETURN, que não paga impostos, ameaça cortar mais linhas e aumentar a tarifa de ônibus”.

SERVIÇO: Ato pelo Direito ao Transporte Público

LOCAL: Praça Cívica