Escrito por: Concita Alves

Apenas 33 prefeituras do RN se comprometeram a pagar Piso do Magistério 2023

A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste deve ser feito anualmente, no mês de janeiro

Claudio Rafael

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte (RN), apenas trinta e três Prefeituras se comprometeram a pagar o reajuste do piso do Magistério de 2023, segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN). Veja abaixo a lista completa.

O piso salarial nacional dos professores, anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em 16 de janeiro,será reajustado em cerca de 15% e passaráde R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.

Em Natal, professores e representantes do Sinte-RN,depois de quase um ano tentando agendar com a prefeitura uma reunião para dialogar sobre a pauta dos educadores, enfim, foram recebidos pela secretária, numa rápida reunião, na quinta-feira (02).

Na oportunidade, a Secretária de Educação de Natal se comprometeu a apresentar até o início de março uma proposta de atualização do piso dos educadores da capital. Os sindicalsitas aproveitaram para pedir informações sobre reivindicações pendentes da categoria.

Como está o pagamento do piso nos estados

Em dez estados e nove capitais, não houve polêmica nem encenação política, e as autoridades locais cumprem a lei, alguns pagam até mais que o piso nacional, considerando jornada de 40 horas ou proporcional.

No Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra (PT), anunciou em audiência com os professores da rede estadual de educação que aguarda estudos relativos ao impacto financeiro desse reajuste e apresentará uma proposta de atualização do piso à categoria, ainda em fevereiro.

Nesa terça-feira (7), os professores têm uma nova audiência agendada com a governadora, que deverá apresentar o calendário de pagamento.

A presidenta da CUT-RN, Eliane Bandeira, orienta a base sindical a manter a mobilização e vigilância em todo o estado para aumentar o número de Prefeituras comprometidas a pagar o piso e, assim, "garantir os direito dos trabalhadores e trabalhadoras da educação".

É preciso permanecer vigilante e acompanhar o processo de negociação  para que mais prefeituras do estado se comprometam com o pagamento e a atualização do piso nacional da educação, em seus municípios.- Eliane Bandeira

Veja a lista dos municípios que já se comprometeram a pagar o piso do magistério

  1. Riachuelo
  2. Alto do Rodrigues
  3. Areia Branca
  4. Arês
  5. Assu
  6. Bom Jesus
  7. Caicó
  8. Caraúbas
  9. Cerro Corá
  10. Encanto
  11. Grossos
  12. Jandaíra
  13. Jardim de Angicos
  14. Monte Alegre
  15. Ouro Branco
  16. Pedra Preta
  17. Rafael Godeiro
  18. Santa Cruz
  19. São Bento do Norte
  20. São Francisco do Oeste
  21. São João do Sabugi
  22. São Paulo do Potengi
  23. São Tomé
  24. São Vicente
  25. Serra de São Bento
  26. Serra Negra do Norte
  27. Sítio Novo
  28. Tangará
  29. São José de Campestre
  30. Ielmo Marinho
  31. Luís Gomes
  32. Vera Cruz
  33. São Miguel
  34. Martins

O aumento salarial vale para os professores da rede pública da educação básica. O piso salarial é definido pelo governo federal, mas os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos governos estaduais.