Escrito por: Concita Alves

A vacinação contra COVID-19 no Rio Grande do Norte continua a todo vapor

A cobrança de passaporte vacinal fez crescer em 374% a procura pela vacina.

Após publicação de decreto pelo governo do estado no Rio Grande do Norte, no último (21), cobrando a exigência de passaporte vacinal para entrada em estabelecimentos públicos e do comércio, a plataforma RN+ vacinas registrou um aumento considerável de 374% na procura pela 1ª e 2ª dose de vacinas contra a covid-19 entre adultos, adolescente e crianças.

Ainda de acordo com a plataforma RN + Vacina, 85% dos potiguares já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus, correspondendo a 2.723.982 de pessoas vacinadas; 76% da população já está totalmente vacinada, ou seja, 2.432.303 pessoas; e 23% da população já recebeu a terceira dose do imunizante, o que corresponde a 753.680 pessoas.

A cobrança do passaporte vacinal que representa uma medida de segurança, diante do aumento de casos da nova variante da covid-19, e já está em vigor em outros estados, no RN tem gerado resistência por parte de alguns gestores e empresários locais. Em nota, o governo do estado afirmou que a obrigação da cobrança do passaporte continua válida graças a um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que diz que, em caso de conflito entre regras municipais e estaduais, prevalece a mais rigorosa.

Hoje, (27), o estado recebeu mais um lote com 227.580 doses de vacinas contra a covid-19, para continuidade da Campanha Estadual de Vacinação. São 110 mil doses de Coronavac destinadas à população entre seis e onze anos e 29.880 doses do imunizante da Pfizer destinadas às crianças entre cinco e onze anos anos de idade e às imunossuprimidas. A vacinação de crianças, com deficiência ou com alguma comorbidade, teve início no estado no último dia 15 de janeiro. Entre essa faixa etária (5 a 11 anos de idade), apenas 7%(25.361) de crianças receberam a primeira dose.

Em nota técnica, publicada em dezembro de 2021, os pesquisadores da FIOCRUZ, destacaram a importância da vacinação de crianças, pois além de reduzir formas graves e óbitos pela covid-19 nessa faixa etária, colabora potencialmente na redução das transmissões e representa uma das mais importantes estratégias para o retorno e manutenção segura das atividades escolares presenciais.

Em relação a vacinação de adolescentes, entre 12 e 17 anos, 83% dos jovens já receberam a primeira dose de imunizante (265.240 pessoas) e 55% já estão totalmente vacinados (177.981 pessoas).

Segundo a secretaria de saúde, o Rio Grande do Norte está com 352 leitos ocupados com pacientes para tratamento, entre públicos e privados, o que representa 85% de ocupação de leitos clínicos. Nas as últimas 24h, foram registradas duas mortes.

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, também anunciou(25) a ampliação da rede para 91 leitos covid-19, para tratamento da doença, sendo 78 clínicos e 13 críticos, um aumento em mais de 31% a rede atual. Com isso, o RN passa a contar com 313 leitos para pacientes com covid-19, sendo 135 críticos e 188 clínicos. Vale lembrar que é necessário que todos sigam os cuidados recomendados, continuar o uso de máscara, manter distanciamento e higienização das mãos.

Em Natal, além dos pontos de vacinação nas UBS por Distrito sanitários, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, as pessoas podem ser vacinadas nos shoppings Midway Mall e Partage Norte, de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 15h às 21h;