Escrito por: Concita Alves
Debater sobre políticas públicas voltadas à saúde no mundo do trabalho, bem como aprovar propostas e estratégias a serem observadas pelas esferas de gestão do Sistema Único de Saúde - SUS
Com o objetivo de debater, propor e deliberar propostas e linhas de ação que fortaleçam a política pública e que repercuta na efetivação do acesso à saúde no SUS, será realizada a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Geolipia Jacinto da Silva(5ª CESTT), com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como direito humano”, de 03 a 05 de julho, no CEMURE, em Natal/RN.
O encontro reunirá representantes eleitos nas etapas regionais comprometidos com a construção coletiva de propostas para o aprimoramento da saúde do trabalhador e da trabalhadora no SUS. Pelo assento da CUT-RN, segmento usuário, Wésia Sena, dirigente sindical, conselheira e coordenadora estadual de plenária.
5ª CESTT/RN está orientada sob três Eixos Temáticos: Eixo I: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora -Discussão sobre os avanços, desafios e a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador/; Eixo II: As Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Análise dos impactos das novas modalidades de trabalho, como o home office e a terceirização, nas condições de saúde./; e o Eixo III: Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social.
A 5ª Conferência é organizada pelo Conselho Estadual de Saúde, e representa uma oportunidade de propor e deliberar ações que vão orientar as políticas públicas de saúde do trabalhador no SUS, bem como um espaço de debate sobre políticas públicas voltadas à saúde no mundo do trabalho. As conferências de saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras permitem que a população contribua para a formulação de políticas públicas e direcione as ações de governo, em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÙDE DO TRABALHADOR E TRABALHADORA
Como parte das atividades preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), a CUT realizou em abril, a 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador, evento que reuniu dirigentes sindicais cutistas de todo o país para orientar a participação na 5ª CNSTT, prevista para acontecer de 18 a 21 de agosto deste ano, em Brasília.
Em 2024, após dez anos desde a realização da última conferência da área, iniciaram-se as etapas da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovida pelo Ministério da Saúde.
A 5ª Conferência Nacional é orientada em três eixos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.